Prefeito catarinense é expulso do PSDB por apoiar chapa adversária

Política
Rio do Sul | 22/09/2018 | 21:03

Informações e foto: Diário Catarinense

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, foi expulso do PSDB após declarar apoio à chapa encabeçada por Gelson Merisio (PSD), adversária dos tucanos na disputa ao governo de Santa Catarina. A expulsão foi comunicada pelo diretório estadual do PSDB neste sábado (22), por meio de nota oficial.

No texto, os tucanos citam que a convenção da sigla definiu que o PSDB manteria unidade e fidelidade e que haveria expulsão sumária em caso de infidelidade partidária.

No início da campanha, Thomé chegou a declarar publicamente, em reuniões e vídeos gravados, o apoio a Mauro Mariani (MDB) e Napoleão Bernardes (PSDB). Nesta sexta-feira (21), porém, o prefeito de Rio do Sul passou a manifestar publicamente o apoio a Merisio e João Paulo Kleinübing (DEM).

Prefeito de Chapecó expulso

Thomé foi o segundo político expulso de seu partido nessa semana por declarar apoio a candidato fora da chapa formada por sua própria sigla. Na terça-feira (18), o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, foi expulso do PSB por declarar apoio à candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência.

A expulsão ocorreu por conta da deliberação do congresso nacional do PSB, que decidiu que os membros da legenda apoiariam somente candidaturas de centro-esquerda nas eleições.