Prefeito eleito de São Lourenço do Oeste fala sobre formação de equipe e ações para o mandato

Política
São Lourenço do Oeste | 11/10/2016 | 17:49

Autor e fotos: Marcelo Coan

Eleito no dia 2 de outubro com 41,11% dos votos (6.036), Rafael Caleffi (PMDB) e Daniel Rodrigo Hippler (PP) terão o desafio de governar o município de São Lourenço do Oeste a partir do dia 1° de janeiro de 2017.

Numa conversa com o portal Minutta, Caleffi falou que o primeiro compromisso após a eleição é a formação de um conselho político. “Até a próxima semana ele deve ser formado”. Segundo ele, a partir disso será feito um trabalho de reforma administrativa. “Essa reforma é que vai definir cargos e salários”. Os vereadores eleitos também deverão ser consultados. Embora não tenha esmiuçado a proposta da reforma, a ideia é reduzir o número de cargos existentes e os gastos públicos.

Caleffi adiantou que se a proposta for aceita pelo quadro de vereadores, a reforma será o primeiro projeto do Executivo a ser encaminhado para a Casa de Leis. Mesmo que exista algumas especulações de nomes, ele garantiu “que não existe ninguém nomeado. A população pode ficar tranquila, pois nós queremos fazer um choque de gestão para economizar o máximo possível e reaplicar esses valores em benefício da população”, fala frisando que tudo o que foi colocado no plano de governo será transformar em ações e atividades a partir de janeiro.

Sobre a reforma, Caleffi disse que ainda não pode adiantar muita coisa, pois é o conselho que irá definir algumas questões. “Eles [conselheiros] serão os nossos gurus. A proposta de reforma passa primeiro por eles”, esclarece lembrando que o conselho será formado por cerca de nove pessoas. Seis nomes indicados pelos partidos que formam a coligação, membros da sociedade e outros dois indicados pelo prefeito e vice. “Na semana que vem já vai ter nomes”, antecipa.

Orçamento

Com um orçamento para 2017 estimado em R$ 63,5 milhões, Caleffi fala que é possível executar o plano de governo ao longo dos quatro anos. “Nós vamos receber esse valor para investir nas pessoas."

Paralelo a isso, o futuro prefeito espera contar com o apoio dos deputados estaduais e federais, assim como do governo federal, de senadores e do Governo do Estado para executar as ações. “O momento político de São Lourenço do Oeste é muito positivo com a nossa eleição”, afirma lembrando que a coligação é composta por seis partidos que juntos possuem muita representatividade. “Nós vamos usar o máximo dessas pessoas para ajudar o município”. Conforme ele, uma das primeiras ações será a aquisição de um terreno para construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Legislativo

O prefeito eleito ficou com a minoria no Legislativo. Das nove cadeiras, somente três é da base aliada. As outras seis estão divididas entre PT (duas) e PSDB (quatro). Questionado sobre isso, o futuro prefeito afirmou que tem um bom relacionamento com todos os nove nomes eleitos. “Nós queremos fazer um governo com a participação do Legislativo. Não vamos interferir no trabalho deles, mas queremos a parceria”, finaliza frisando que a equipe governará para toda a comunidade lourenciana.