Prefeitos eleitos da região Noroeste participam de encontro em Brasília

Política
São Lourenço do Oeste | 08/11/2016 | 13:06

Autor: Angela Maria Curioletti
Foto: Divulgação

Cerca de 200 prefeitos catarinenses eleitos para o pleito 2017/2010 estão, entre os dias 7 e 9 de novembro, em Brasília, junto aos demais prefeitos eleitos do Sul do país, no Encontro de Novos Gestores, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A realidade dos municípios brasileiros e o movimento municipalista fazem parte da pauta.

O evento ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil. A presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), e prefeita de Camboriú, Luzia Coppi Mathias, e os diretores da entidade, Celso Vedana e Rodrigo Guesser, acompanham os novos prefeitos.

O portal Minutta conseguiu contato com um dos prefeitos eleitos da região da Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste). Rafael Caleffi, de São Lourenço do Oeste, avalia o evento como produtivo, mas diz que o cenário é preocupante. "Diminuição da receita e escassez dos recursos públicos. O país não está bem", resume ele sobre as informações repassadas no evento. Ele conta que os participantes discutem iniciativas para ter austeridade fiscal e diminuir os gastos.

Caleffi diz ainda que o objetivo de todos os prefeitos eleitos participantes é o mesmo: diminuir cargos. Em seu governo, ele adianta que tentará, já no dia 2 de janeiro de 2017, mandar o projeto da reforma administrativa para a Câmara Municipal. Ele garante que diminuirá cargos e salários, mas precisa da aprovação dos vereadores.

Sobre a transição de governo, que começou semana passada, Caleffi diz que está tudo andando de forma tranquila.