Informações e foto: Prefeitura de Chapecó
Os artesãos chapecoenses receberam na tarde desta quinta-feira (10) a Carteira Municipal do Artesão. Documento que garante ao profissional o exercício da atividade de artesão, bem como a comercialização, direito a participação em feiras e eventos promovidos pela prefeitura de Chapecó e parceiros e ainda a qualificação em cursos e oficinas.
Para receber a carteira, os artesãos foram entrevistados e cadastrados. O cadastro é necessário para a obtenção da Carteira de Artesão que será obrigatória em todos os eventos, mostras, feiras e exposições do setor. A carteira terá validade de um ano, podendo ser renovada ao final de cada período.
Hoje estão cadastradas na Secretaria de Assistência Social 299 unidades produtivas artesanais. Os artesãos recebem consultoria e assistência para a produção dos materiais e capacitação em cursos e oficinas.
A Carteira Municipal do Artesão é um processo que faz parte do Projeto Artesanato Na Palma da Mão criado no ano passado e previsto na nova Lei do Artesanato Nº 6.564 de 24 de Março de 2014 que regula a atividade e o comércio de artesanato em Chapecó. A Lei criada em 2005 passou por reformulações e hoje está atualizada com base no Programa do Artesanato Brasileiro.