Prefeitura de São Lourenço do Oeste lança campanha Dengue Zero

Geral
São Lourenço do Oeste | 14/03/2017 | 13:49

Informações e fotos: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Foi lançada nesta terça-feira (14) pela manhã a campanha Dengue Zero – por um São Lourenço livre, numa ação promovida pela administração municipal, através da Secretaria de Saúde de São Lourenço do Oeste. Junto com a Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, profissionais estiveram nas ruas centrais da cidade distribuindo panfletos informativos e colando adesivos nos carros.

De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, o município tem hoje 34 armadilhas cadastradas, que são supervisionadas toda a semana. Além disso, existem 32 pontos estratégicos, supervisionados a cada duas semanas. Em 2015, São Lourenço do Oeste teve três casos suspeitos de dengue, sendo dois descartados e um confirmado. A origem da infecção do vírus é indeterminada. Já em 2016 foram 37 casos suspeitos, sendo que 33 foram descartados e quatro confirmados. Dois deles foram importados (de fora do município) e dois autóctones.

O vice-prefeito, Daniel Hippler, auxiliou na distribuição do material informativo nesta terça-feira. Para ele, é importante que todos os moradores se conscientizem e façam a sua parte, dando o destino correto do seu lixo e evitando água parada em seus terrenos.

Edizine Pagliosa, supervisora do Programa de Combate a Dengue Municipal, destacou o trabalho dos agentes de combate a endemias, que tem papel fundamental na disseminação das informações e na orientação aos moradores na forma de prevenção. Segundo ela, o mosquito da dengue não deve ser uma preocupação somente no verão ou em dias quentes, mas sim o ano todo. Ela destaca ainda que São Lourenço do Oeste não teve nenhum caso de doença por dengue este ano.

Para a coordenadora do Programa de Combate a Dengue Municipal, Cátia Schafer, o lançamento da campanha nas ruas foi positivo. “A população foi receptiva e entendeu que o problema só será resolvido se cada um fizer a sua parte.”

Denúncias

A administração municipal disponibiliza agora um número exclusivo para denúncias sobre o mosquito da dengue, zika vírus, e chikungunya. Os moradores podem colaborar enviando vídeos, imagens e mensagens denunciando acúmulo de lixo ou possíveis irregularidades, direto para a Vigilância Epidemiológica que trabalhará em conjunto com a Vigilância Sanitária. O número é o (49) 9 9985-4777.

Lixo e entulho

Outra ação da campanha será a instalação de tulhas em alguns pontos da cidade. O objetivo é fazer com que a população descarte aquele lixo ou entulho que, por muitas vezes, são jogados no meio da rua ou em terrenos baldios, atraindo animais peçonhentos e acumulando água, atraindo o mosquito transmissor da dengue.

Vale ressaltar que a coleta seletiva do lixo continua em São Lourenço do Oeste. Por isso, é importante que o morador separe os materiais recicláveis e os entregue para a empresa responsável, que dará o destino correto. O caminhão da coleta seletiva passa em tosos os bairros da cidade, em dias pré-estabelecidos.