Presidente da Caslo faz avaliação de 2013

Geral
São Lourenço do Oeste | 12/12/2013 | 12:15

Autor: Marcelo Coan
Foto: Arquivo/Minutta

Conforme uma perspectiva divulgada nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Santa Catarina deverá contribuir com 6.471.599 toneladas de grãos para a safra brasileira 2013/2014. A previsão é que ocorra um aumento de 4,8%, quando comparado com a safra passada.

De acordo com o diretor presidente da Cooperativa Agropecuária São Lourenço do Oeste (Caslo), Valentim Casagrande de Macedo, não há como prever os números da região, contudo, a safra de 2013/2014 deverá ser maior. “Estamos bastante otimistas”.

Macedo falou que como a lavoura ainda não está segura, já que a maioria, principalmente na questão do milho, se encontra na fase de floração, é preciso que o tempo colabore para que os números se confirmem. “[Mas] eu nunca enxerguei uma lavoura tão bonita quanto a deste ano”, disse ele.

Já a questão da soja, o presidente da cooperativa contou que a lavoura está um pouco mais atrasada, tendo em vista que o plantio aconteceu há pouco tempo. Porém, ele disse que se desenvolve bem, “com exceção de algumas regiões que caiu granizo e a lavoura foi atingida”.

Além da parte de grãos, o presidente da Caslo falou um pouco sobre as outras atividades da cooperativa. Uma delas a suinocultura que, segundo ele, nós últimos tempos passou por algumas mudanças. Macedo lembrou que a atividade passou por um período onde que o preço apresentou queda e, por isso, as pequenas granjas não conseguiram se manter na atividade. “Isto foi ruim para a cooperativa, pois tínhamos uma cota mensal de suínos para entregar na Aurora e fomos obrigados a reduzir esta cota por conta destes fatores”.

Agora, com a qualidade mais elevada e com a atividade em recuperação, Macedo falou que a intenção é recuperar a cota junto a cooperativa central.

Diferente da questão dos suínos, o presidente da cooperativa falou que na atividade avícola as coisas seguem normais e que durante o ano alguns novos integrados — da antiga Diplomata — migraram para a Aurora e estão trabalhando com a Caslo.

Na área do leite, Macedo falou que o ano de 2013 foi positivo, pois houve boa produção e bons preços. “Até hoje eu não tive nenhuma reclamação de produtor. Então significa que está bom”, falou ele e lembrou que a cooperativa iniciou a pouco tempo na atividade, mas está satisfeita com o trabalho que se soma a assistência técnica no campo para que o produtor seja profissional. “Quem produz leite com qualidade vai ficar no mercado, não importa o tamanho”, resumiu ele e acrescentou que neste ano a cooperativa também passou a trabalhar com força na área de rações.

Nova unidade

Além das atividades que são desenvolvidas pela cooperativa, Macedo comentou sobre a construção da nova unidade de recebimento de grãos que deve marcar o ano de 2013. “Esta unidade nova é a menina dos nossos olhos”.

O presidente lembrou que a atual unidade de recebimento de grãos foi construída para uma realidade e hoje há a necessidade de mudanças e modernizações. “Nós vamos poder receber umas quatro ou cinco vezes mais aquilo que era possível antes”.

Sobre a obra, o diretor presidente da cooperativa avaliou que hoje cerca de 70% do projeto já foi executado. O restante, aproximadamente 30%, está previsto para ser concluído até o final de janeiro.

Mensagem

Como o final do ano se aproxima, Macedo aproveitou para deixar uma mensagem de Natal e de ano novo aos associados, clientes, comunidade em geral da abrangência da cooperativa e também todo o quadro de funcionários e diretores que compõe a Caslo. “O nosso desejo é que todos possam ter saúde, alegria, paz e que estejam livres dos males que tanto causam problemas”.