Preso em Abelardo Luz homem que extorquia empresário

Policial
Abelardo Luz | 17/04/2014 | 19:55

Informações e foto: Polícia Civil

A Polícia Civil de Abelardo Luz cumpriu na manhã desta quinta-feira (17) mandado de prisão preventiva contra Edilson Zanon Pertile, suspeito de extorsão contra um empresário da cidade. A investigação teve início no dia 30 de março deste ano, quando o empresário procurou a polícia e apresentou uma mensagem que recebeu em seu celular. Nela, o suspeito se identificava com membro de organização criminosa e solicitava patrocínio para financiamento da organização que estaria se instalando em Chapecó. Em troca, o meliante oferecia proteção para o empresário e sua família.

Na mesma mensagem, o investigado ameaçou sequestrar alguém da família caso a vítima não colaborasse, além de ameças dirigidas ao delegado por supostos "prejuízos" de grande apreensão de drogas pertencentes a referida organização criminosa.

No transcurso da investigação, a vítima e a família foram ameaçadas por diversas vezes caso não pagassem uma quantia em dinheiro para não ter um membro da família sequestrado ou morto, porém em nenhum momento a polícia ou a vítima cederam, até que o meliante fosse identificado com completa elucidação do crime.

Foram mais de 15 dias de negociações com o suspeito até que a investigação o identificou, sendo que foi representado pelo delegado João Luiz Miotto, junto ao judiciário pela prisão preventiva, o que foi deferido pelo juiz da comarca.

Miotto ressalta que em casos como este, o melhor caminho é sempre procurar a polícia imediatamente para que a investigação seja iniciada rapidamente, pois o cidadão de bem deve sempre confiar no trabalho da polícia, que está preparada e possui mecanismos de inteligência policial para identificar e prender o suspeito.

As investigações continuam para identificar eventuais comparsas de crime, bem como se Pertille realmente possui envolvimento na grande apreensão de drogas ocorrida no ano passado, e se está ligado a alguma facção criminosa, pois recentemente esteve preso no Presídio Regional de Xanxerê.