Primavera proporciona dias mais longos e noites mais curtas

Geral
Santa Catarina | 23/09/2018 | 18:24

Informações: NSC
Foto: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta

A primavera começou, oficialmente, às 22h54 de sábado (22) e termina só em 21 de dezembro, quando começa o verão. Assim, a partir deste domingo (23) já será possível começar a notar as mudanças climáticas que essa estação provoca em Santa Catarina, como dias mais longos e também maior chance de tempestades.

Como a primavera é a transição entre o inverno e o verão, a previsão da Epagri/Ciram, órgão de monitoramento climático em Santa Catarina, indica que o começo da estação ainda pode trazer frio ao Estado. A expectativa também é de que as temperaturas fiquem acima da média ao longo do trimestre. Além disso, a estação das flores ainda proporciona dias mais longos e noites mais curtas porque o tempo de insolação é maior.

A primavera deste ano, conforme a análise e previsão feita pela Epagri/Ciram, deve ter chuva na média com distribuição irregular ao longo do trimestre nas regiões de SC. Apesar de a previsão estar na média, o meteorologista Marcelo Martins explica que esse período é mais chuvoso que os demais e pode haver mais registros de granizo, ventanias e temporais tanto no fim da tarde como nas madrugadas em todo o Estado.