Programa de Acasalamento Genético faz primeira entrega de sêmen aos produtores

Geral
São Lourenço do Oeste | 21/02/2018 | 09:22

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Reunidos no auditório da prefeitura na manhã desta terça-feira (20), os 21 produtores que participam do programa de Acasalamento Genético da Secretaria de Agricultura de São Lourenço do Oeste receberam sêmen para realizarem as inseminações nos animais de suas propriedades. O programa acontece em parceria com a Epagri municipal.

No total, foram distribuídas 490 doses que serão utilizadas para acasalar 245 animais, num investimento de R$ 26 mil. O programa de Acasalamento Genético em São Lourenço do Oeste teve início em 2017 com a seleção dos 21 produtores – sete de cada distrito -, mapeados de acordo com a acessibilidade das propriedades.

De acordo com o técnico agrícola da Secretaria de Agricultura, Adirlei Carlos Santian, ano passado foi contratado um médico veterinário terceirizado para fazer a avaliação dos animais existentes nas propriedades e determinar o acasalamento em si. Depois, explica Santian, foram selecionados sete touros – quatro da raça Holandês e três Jersey – de acordo com a necessidade de melhoramento do animal. O sêmen distribuído nesta terça-feira aos produtores vem destes sete animais.

O prefeito, Rafael Caleffi, disse aos produtores que o projeto do Acasalamento Genético sempre foi um dos seus objetivos como gestor e poder colocar isso em prática, desde o primeiro ano, o deixa muito satisfeito. “Todo este esforço é para que consigamos melhorar a qualidade genética do rebanho futuramente.”

Sobre o programa

O Acasalamento Genético trata-se de um programa experimental com resultados de médio a longo prazo que tem por objetivo melhorar a qualidade e aumentar a longevidade do rebanho. Segundo informações da Secretaria de Agricultura, os resultados serão visíveis na 3ª ou 4ª geração destes animais. “Lembrando que este trabalho deve estar acompanhado de boa nutrição e sanidade animal”, ressalta o técnico agrícola.