Programa Jovem Aprendiz é tema de palestra nesta terça

Esporte
São Lourenço do Oeste | 05/07/2016 | 13:28

Autor e fotos: Marcelo Coan

Na manhã desta terça-feira (5), na Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste, representantes de empresas lourencianas participaram de uma palestra, sendo o programa Jovem Aprendiz o cerne da discussão. Rafael Foresti Pego, procurador do Ministério do Trabalho de Chapecó, foi o responsável pela condução da conversa. O evento foi organizado pela Secretaria de Assistência Social do município.

Saiara de Oliveira, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), contou que a palestra faz parte de um plano estratégico elaborado para o ano de 2016. “Essa ação busca fortalecer o programa menor aprendiz”, disse ela lembrando que hoje há uma equipe intersetorial que atua num plano de trabalho baseado em cinco eixos e com ações estratégicas com o objetivo de erradicar o trabalho infantil na cadeia produtiva. Para isso, há uma equipe técnica que representa áreas como a da saúde, educação, Conselho Tutelar e assistência social.

Segundo a coordenadora do Peti, a palestra buscou sanar dúvidas dos empresários e mostrar o que é certo ou não. “A gente sabe que existem muitas dúvidas por parte dos empresários, especialmente na hora de inserir um menor no mercado de trabalho”.

Participação

Questionada, Saiara explicou que a palestra foi direcionada para as empresas que hoje possuem mais que sete funcionários – mínimo necessário para que a empresa possa aderir ao programa. Sobre a participação, ela disse que atendeu as expectativas.

Avaliação

Promotor de justiça na Comarca de São Lourenço do Oeste, Eraldo Antunes aprovou a iniciativa de provocar a discussão sobre o assunto. Ele acredita que com as informações repassadas o empresariado lourenciano terá condições de criar oportunidades de trabalho para os jovens. “Muitos jovens querem uma oportunidade de trabalho, mas as vezes falta oportunidade”. O promotor explicou que em alguns casos isso faz com que eles atuem na marginalidade. “Sou favorável a essa iniciativa. Vamos torcer que os empresários possam aderir ao programa e ofertar mais vagas aos jovens”.