Programa Mãe Lourenciana entregará kits nos próximos meses

Geral
São Lourenço do Oeste | 14/08/2018 | 16:01

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

O programa Mãe Lourenciana, criado pelo governo municipal de São Lourenço do Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, tem como objetivo primordial prestar assistência ao pré-natal e ao puerpério, organizando a rede de atenção à saúde materna e infantil para, de forma integrada e mediante equipe multidisciplinar, garantir o acesso, o acolhimento e a resolutividade das intercorrências havidas no referido período. O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal na última semana.

De acordo com a secretária de Saúde, Vânia Garbin Baldissera, a Secretaria de Saúde realiza atualmente o acompanhamento de 165 gestantes. Todas elas deverão receber o kit, desde que cumpram com os requisitos exigidos dentro do programa. Entre eles está realizar o pré-natal, na sua integralidade, na sua unidade básica de saúde (rede SUS) de São Lourenço do Oeste, participar do curso de gestante ofertado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), fazer acompanhamento odontológico, entre outros.

Conforme Vânia, os kits deverão ser entregues nos próximos meses, depois do processo licitatório.

Saiba mais

O programa Mãe Lourenciana nasce em decorrência da preocupação da administração municipal com o índice de mortalidade infantil e materno do município, o qual, infelizmente, apresenta-se elevado. Para que essa situação seja revertida, uma das soluções encontradas pelo Executivo é viabilizar o acompanhamento da gestante desde o início da gestação, e, posteriormente, da gestante e do filho até o segundo ano de vida da criança, garantindo-lhes atendimento especial, através de consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, acompanhamento nutricional e atenção psicológica.

Dentro do programa, a Secretaria de Saúde terá a disposição um relatório de acompanhamento específico para as gestantes e os neonatos, concomitante ao respectivo prontuário geral de atendimento da mãe e da criança, que registrará todas as ações desenvolvidas no âmbito do programa de que trata a lei.