Programa Medicamento em Casa é implantado em São Lourenço do Oeste

Geral
São Lourenço do Oeste | 10/12/2019 | 15:42

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço Oeste

O Programa Medicamento em Casa foi lançado oficialmente pela prefeitura de São Lourenço do Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, na tarde desta terça-feira (10), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O programa tem por objetivo encaminhar diretamente à residência das pessoas acamadas (restritas ao leito) e cadeirantes os medicamentos de uso contínuo que lhes foram prescritos em tratamento regular. Todos os medicamentos serão dispensados por farmacêutico da Secretaria de Saúde.

Rafael Caleffi, prefeito de São Lourenço do Oeste, agradeceu de forma especial todos os vereadores pelo respeito aos projetos do Executivo e pela aprovação do Programa Medicamento em Casa. “Este ambiente positivo é favorável para todos”, acrescenta. O prefeito explica que o programa nasceu depois de algumas visitas em casas de famílias que tinham esta demanda. “Fazer a humanização da saúde é muito difícil, mas é gratificante”, diz Caleffi ao agradecer o empenho de toda sua equipe para colocar este programa em prática.

Caleffi reforçou que o Programa Medicamento em Casa está sendo anunciado agora, porém o esforço vem desde o primeiro ano de gestão. “Nem tudo é implementado imediatamente como gostaríamos. Mas, nosso grande desafio é a eficiência do serviço e nisso estamos sendo incansáveis”, relata.

A secretária de Saúde, Adriane de Jesus, lembrou de todo o esforço e empenho da equipe para tirar mais este projeto do papel e colocá-lo em prática. “Pensamos e traçamos estratégias para melhorar cada vez mais a saúde e precisamos ter sensibilidade”, diz.

Representando a Câmara Municipal no lançamento do Programa Medicamento em Casa, a vereadora Eliane Noal Battisti fala que acompanha o trabalho de algumas pessoas que serão atendidas com este serviço e sabe da dificuldade que é sair de casa para buscar os medicamentos tão importantes no tratamento da saúde.

Como participar

Para ter acesso ao Programa Medicamento em Casa, o cidadão, além de preencher os critérios descritos em lei, deverá residir no município de São Lourenço do Oeste e possuir cartão SUS atualizado. O cadastramento ao programa pode ser feito a partir de agora, na Secretaria de Saúde. Mais informações pelo telefone (49) 3344-8400.

Uniformes do Samu

Aproveitando o momento, o governo municipal realizou a entrega dos novos uniformes do Serviço Móvel de Urgência (Samu). Ao todo, são dez kits, cada um deles contendo um macacão, um par de coturno, duas camisetas e uma tesoura ponta rompa de resgate. O investimento é de R$ 450 por kit e os recursos são do governo federal e da Secretaria de Saúde, decorrente da qualificação da unidade do Samu. Todos os dez profissionais que atuam no Samu USB 08 de São Lourenço do Oeste receberam o kit.