Projeto “Um chorinho pra você” chega a São Lourenço do Oeste

Geral
São Lourenço do Oeste | 23/10/2018 | 11:29

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Mais de 500 pessoas, entre alunos e professores, participaram do projeto "Um chorinho pra você", realizado na manhã desta terça-feira (23) na Escola Básica Municipal (EBM) Irmã Cecília, em São Lourenço do Oeste. O trabalho consiste na realização de apresentações gratuitas de concertos didáticos do gênero "choro", música instrumental brasileira, em escolas públicas. Alunos da Escola de Educação Básica (EEB) Sóror Angélica também participaram.

Conforme a diretora geral de Educação de São Lourenço do Oeste, Rocheler dos Santos, o grupo é de Curitiba (PR) e a escola foi escolhida pela Secretaria de Educação, usando como base critérios do projeto, entre eles um grande número de alunos e espaço físico. “Já temos conversado para tentar trazer o grupo novamente em outras oportunidades e contemplar mais escolas”, diz.

A produtora executiva do projeto, Lígia Ferreira, conta que os músicos que compõe o projeto são todos independentes. “O repertório traz ritmos variados que compõem o universo do choro, sendo eles choro, maxixe, polca samba e baião, exaltando, assim, compositores como Pixinguinha e Benedito Lacerda, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Joaquim Callado, Paulinho da Viola, Severino Araújo, Sivuca e Oswaldinho do Acordeon”. As apresentações contaram ainda com momentos dedicados a história do choro e dos instrumentos.

O projeto "Um chorinho pra você" está sendo realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet -, do Ministério da Cultura, e conta com o patrocínio da Portonave e do Sicoob. Tem coordenação geral de Flávio Araújo e as músicas foram interpretadas por Clayton Silva, nos instrumentos de sopros, Jonas Lopes, nos instrumentos de cordas e Flávio Araújo nos instrumentos de percussão.