PSDB e PSD repetem dupla com Tomé e Nivaldo

Política
São Lourenço do Oeste | 30/07/2016 | 17:51

Autor e fotos: Marcelo Coan

Na tarde deste sábado (30), no Clube Recreativo Araucária (CRA), PSDB e PSD de São Lourenço do Oeste realizaram suas convenções. O trabalho resultou na coligação dos dois partidos e o anúncio dos pré-candidatos à majoritária e ao Legislativo. A coligação também vale para a proporcional.

Com o aval dos correligionários, os dois partidos anunciaram Tomé Francisco Etges (PSDB) como pré-candidato a prefeito e Nivaldo Luiz Lazaron (PSDB) como pré-candidato a vice-prefeito. De forma separada, cada partido também aprovou uma relação de pré-candidatos a vereador. (Veja relação abaixo).

Vale lembrar que Tomé e Nivaldo já foram prefeito e vice, respectivamente, na gestão 2005/2008. Nivaldo, inclusive, chegou a assumir como prefeito por uma período de três meses (outubro a novembro de 2008).

Celoi Bonadiman, presidente do PSD, disse que foi um momento importante, pois fez o fechamento de uma etapa do trabalho. “A convenção foi bem democrática. Nosso partido estava todo reunido”, disse ela lembrando que o grupo já havia conversado com a executiva do PSDB e já havia um pré-acordo. “A pedido do governador Raimundo Colombo, vamos fazer uma grande parceria”.

Para o presidente do PSDB, Nivaldo Luiz Lazaron, a convenção é um grande momento para os partidos, pois encerra um ciclo de negociações e conversas. “Estamos satisfeitos com a decisão do PSD que aceitou participar conosco”.

Como um terceiro partido fazia parte de um pré-acordo de coligação, o presidente do PSDB explicou que a convenção aprovou que a coligação fica em aberta até o dia 5 de agosto - prazo final para o registro de candidaturas – caso outro partido decida integrar o grupo.

Negociação

Embora já existisse um pré-acordo antes da convenção entre os dois partidos, o PSD esboçou uma tentativa de negociação para colocar um nome na composição para a majoritária. “Nós temos o governo [do Estado]. Então, por que não fazer parte de uma majoritária. Acho que seria muito importante para nós. Mas a gente sabe das nossas dificuldades e tínhamos pesquisas. Abrimos mão dessa e vamos fazer parte apenas apoiando”, explicou Celoi justificando que o momento era de discussão.

Sobre o assunto, o presidente do PSDB disse que ficou tudo resolvido. “Isso é próprio da democracia. Os convencionais estão reunidos e nem todos pensam da mesma forma. Mas no decorrer tudo se explica e justifica. No fim eles [PSD] aceitaram que o caminho seria esse”.

Pré-candidatos a vereador

Jandir Ranzan (PSD)
Irma Isoton (PSD)
Ilvo Ioris (PSD)
Idalino Bampi (PSD)
Adílio Carubin (PSDB)
Agustinho Assis Menegatti (PSDB)
Dasio Miguel Franz (PSDB)
Edilso Paulo Ranzan (PSDB)
Elisabeth de Oliveira D’Avila (PSDB)
Fladimira Martins Pedro Fabian (PSDB)
Gilberto Cambruzi da Silva (PSDB)
Ivo Fossatti (PSDB)
João Eduardo Linhares (PSDB)
Jose Deon (PSDB)
José Gobbi (PSDB)
Loivo Bado (PSDB)
Loreci Catarina Smaniotto de Oliveira (PSDB)
Ondina Savi Mondo Dal Pont (PSDB)
Pedrinho Luiz Minozzo (PSDB)
Sônia Pires (PSDB)
Valdir Bernardo (PSDB)