Radar Meteorológico do Oeste será inaugurado na semana do aniversário de Chapecó

Geral
Chapecó | 07/08/2017 | 08:37

Informações e foto: Defesa Civil

O radar meteorológico do Oeste, em Chapecó, será inaugurado em 25 de agosto, às 15h. O ato entra na grade de eventos do aniversário do centenário do município de Chapecó. A programação foi acertada entre o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli e prefeito de Chapecó,Luciano Buligon, com a aprovação do governador Raimundo Colombo.

Moratelli destaca que a entrega do radar significa um grande avanço para a região, fruto de trabalho em equipe."O terreno foi doado pela prefeitura de Chapecó na gestão do ex-prefeito José Caramori, através de lei aprovada pela Câmara de Vereadores. Ressaltamos a aprovação do Ministério Público para a utilização da área a fim de instalar o equipamento. Também contamos com o suporte da Agência de Desenvolvimento Regional-Chapecó desde a época do ex-secretário Américo do Nascimento Júnior", lembra o secretário.

O radar recebeu investimento total de mais de R$ 14 milhões, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil. Os recursos são do Fundo de Proteção de Defesa Civil (FUNPDEC) e do financiamento com Banco do Brasil através do programa Pacto por Santa Catarina. A torre e a infraestrutura representam cerca de 20% do investimento e os equipamentos do radar 80%.

Serviços do radar

- Identifica formação de instabilidades associadas a tempestades, tais como sistemas convectivos de meso escala e frentes frias, vindas do RS, PR e Argentina.
- Identifica a precipitação de chuva, de granizo e até de neve e é capaz de detectar a direção e intensidade de vento.
- Monitoramento meteorológico do Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina, Noroeste do Paraná, Sudoeste do Rio Grande do Sul e fronteira com o Norte da Argentina.
- Uso para previsão de curtíssimo prazo, com até três horas de antecedência.
- Contribui para emissão de avisos meteorológico de alertas.
- Possui alcance operacional de 200 quilômetros com monitoramento detalhado, podendo chegar até 400 quilômetros no modo de vigilância.
- Cobertura de aproximadamente 138 municípios
- Está situado a 822 metros de altitude, sendo que a torre tem 16,5 metros de altura.