Representantes da região da Acanor discutem PEC da saúde

Política
São Lourenço do Oeste | 30/04/2015 | 15:13

Informações e foto: Acanor

Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor) reuniu vereadores, secretários e representantes das Secretarias Municipais de Saúde da região para falar de uma Proposta de Emenda a Constituição (PEC) que tem por objetivo aumentar de 12% para 15% os repasses do Governo do Estado para a saúde pública. Isso seria feito de forma escalonada na proporção de 0,5% ao ano, até 2021.

A ideia é a de que as Câmaras façam um projeto de decreto legislativo aprovando esta PEC. A iniciativa partiu da União dos Vereadores do Estado de Santa Catarina (Uvesc), através do deputado Fernando Coruja.

A reunião da Acanor foi realizada na manhã desta quinta-feira (30), no auditório da Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste). Para o presidente da Acanor, Ademir Casanova, o encontro foi importante também porque cada um dos representantes da saúde colocou a situação em seus municípios, a dificuldade real que as administrações municipais têm de investir o pouco dinheiro da saúde.

O Hospital da Fundação também esteve representado no encontro e colocou novamente a situação da tabela SUS, que não é reajustada há muitos anos. Inclusive, a instituição de saúde ainda precisa receber R$ 4 mil do Estado, meses atrasado. Os recursos dos governos estadual e federal não têm sido suficientes, garantem todos.

O próximo passo então será a elaboração do decreto pelas Casas de Leis, que posteriormente será anexado em documento único na Acanor e enviado ao Estado.