Revista UFO se impressiona com agroglifos de Ipuaçu

Geral
Ipuaçu | 05/11/2013 | 09:47

Informações e foto: Revista UFO

No sábado (2), a Ufologia Brasileira recebeu uma notícia ansiosamente aguardada: surgiram não apenas um, mas dois complexos desenhos nos campos cultivados de Ipuaçu, como tem sido frequente naquela região desde o primeiro sinal, em 2008. Desde então, sempre no último trimestre do ano, os sinais tornam a aparecer na pequena cidade do oeste de Santa Catarina.

O editor da Revista UFO, A. J. Gevaerd, acompanhado do consultor especial Toni Inajar, deslocaram-se até a região e ainda no sábado puderam registrar com fotos e constatar as extraordinárias características dos dois sinais. O primeiro agroglifo tem o formato de uma espiral que se estende no sentido horário, e ao lado existe um círculo menor com um desenho semelhante a uma ampulheta. O sinal foi produzido em um campo de trigo em um aclive de aproximadamente dez graus e dista cerca de 800 metros do Centro de Ipuaçu, sendo nitidamente visível do bairro ao sul da cidade.

O segundo agroglifo está a 300 metros de uma rodovia vicinal e é composto por um círculo com um hexágono em seu interior. Por sua vez, dentro do hexágono está disposto um eixo alinhado no sentido leste-oeste, cortando toda a figura. Dispostos ao longo desse eixo no interior do hexágono estão três círculos, sendo o central o maior deles, e fora da área do círculo e seguindo o mesmo eixo existem dos dois lados linhas onduladas.

Este segundo agroglifo está a três quilômetros do primeiro e a quatro quilômetros do Centro de Ipuaçu. O proprietário do terreno, ainda no sábado, havia colhido parte do trigo e destruiu parte das beiradas da figura, mas felizmente mesmo assim o trabalho de análise pôde ser realizado.

Surpreendentemente, as medidas tomadas pelos ufólogos levaram à impressionante constatação de que o diâmetro total das duas figuras é idêntico, 54,60 metros. No desenho em espiral os corredores formados pelas plantas dobradas têm 1,20 metro de largura, enquanto o trigo que restou em pé forma paredes de 0,86 centímetros. A extensão total do círculo apelidado de ampulheta é de 10,20. No outro desenho o círculo central mede 15,40 metros e os laterais 7,70, o círculo externo de plantas dobradas tem 2,80 metros de largura e o trigo dobrado que compõe o hexágono interior forma corredores de dois metros de largura.

A equipe da Revista UFO aguardou o domingo (3) para fazer um sobrevoo de helicóptero. Contudo, a previsão de muita chuva se confirmou e o dia amanheceu nublado, prejudicando o trabalho e deixando incerta a possibilidade de uso da aeronave.

Após uma reunião de Gevaerd, Inajar e do pesquisador Ivo Dohl, residente de Ipuaçu e que tem prestado uma colaboração essencial com as investigações sobre os agroglifos desde o princípio do fenômeno, em 2008, foi tomada a decisão de realizar as imagens aéreas.

O senhor Décio e sua esposa, senhora Denyse, junto a seu piloto Frank, gentilmente haviam prometido ceder seu helicóptero quando entraram em contato com a Revista UFO há algumas semanas, antecipando a temporada 2013 de agroglifos.

Residentes em Jaraguá do Sul, a 400 quilômetros de distância, decolaram às 9h30 e pousaram ao lado do primeiro agroglifo às 11h45. Então, pela primeira vez no Brasil, puderam ser realizadas fotos aéreas de boa qualidade de agroglifos formados em território nacional.