Richa fecha agenda no Sudoeste com anúncio de 321 casas para a área rural

Política
Francisco Beltrão | 31/08/2013 | 10:20

Autor e foto: Marcelo Coan

Durante dois dias, a comitiva do governo do Estado percorreu 12 municípios da microrregião de Francisco Beltrão. Além de anúncios de investimentos, assinaturas de convênios e inauguração de obras, o Executivo estadual busca cumprir a promessa de visitar todos os municípios da Paraná durante o mandato de quatro anos. Ainda que muitas municipalidades já tenham recebido a visita mais de que uma vezes, na quinta-feira (29), Flor da Serra do Sul foi o 300° município visitado por Richa.

Embora o compromisso da proximidade com os municípios e que as relações são republicanas estejam entre os discursos, Richa disse que durante os dois dias em que percorreu vários municípios do Sudoeste, o objetivo foi anunciar obras e investimentos. Ele disse que a boa relação entre o governo e os municípios tem dado certo. “As coisas não são fáceis, as demandas são enormes e cada vez menos recurso para conseguir atender os anseios da população”, falou ele e garantiu que a melhor coisa é o diálogo e o entendimento.

Em Francisco Beltrão, onde iniciou a agenda desta sexta-feira (30), Richa lembrou o anúncio de um convênio para a construção de casas populares no meio rural — cerca de 321 — e recursos para reparos ou pequenas reformas naquelas moradias que apresentam condições precárias. Além disso, ele destacou a entrega de uma ambulância equipa com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o Hospital Regional, equipamentos para a área da saúde, investimentos e recursos para a aquisição, por exemplo, de calcário e óleo diesel.

Também aproveitou a passagem pelo município — a segunda neste ano — para acompanhar obras. Entre elas, a da escola Eduardo Virmond Suplicy e a da conclusão da ponte do Rio Marrecas — que foi desassoreado no começo do ano.

Mesmo que nos últimos dias a região tenha recebido investimentos que superam os R$ 120 milhões, Richa disse que as visitas resultam em novas reivindicações. “Nunca terremos o nosso trabalho encerrado. Uma cidade é como uma obra em permanente construção”, disse ele.

Na área da habitação, o governador disse que nos quatro anos de mandato — numa parceria com a Caixa Econômica Federal — a meta é construir mais de 110 mil casas populares. Além de expor a meta, ele a comparou com os dados da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) que tem quase 50 anos de existência. Segundo Richa, neste tempo a companhia construiu 186 mil casas.

O anfitrião da primeira visita do governador na sexta-feira (30), o prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Cantelmo Neto, falou que é preciso reconhecer que todos os investimentos, independente da área, são importantes.

Sobre a vinda do Executivo estadual ao município, a segunda neste ano, Neto disse que “isto prova, acima de tudo, que aquilo que o governador tem dito, [ou seja], que as relações são republicanas frente ao Estado e aos municípios, se confirma. Mais uma vez nós tratamos dos assuntos relacionados a melhoria da qualidade de vida de toda a população do Sudoeste”, resumiu ele.

Embora o Estado esteja passando por dificuldade, especialmente com relação ao limite prudencial — que impossibilita a contratação de servidores —, o prefeito de Francisco Beltrão disse que as solicitações feitas em Curitiba, têm sido atendidas. “Eu preciso reconhecer, até por questão de justiça, que o governador tem atendido Francisco Beltrão”, falou ele.

Embora fosse 12 o número de municípios a receber a visita do governador, no evento em Beltrão pelo menos 22 municípios estavam representados por prefeitos, entre eles, o de Honório Serpa, Rogério Antonio Benin, que também é presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop).
Para Benin, quando os municípios recebem investimentos e assinam convênios, como o que foi assinado na sexta-feira e prevê a construção de 321 casas no meio rural, há a esperança de um Sudoeste melhor. Ele avalia que com estes investimentos a região apresentará um forte crescimento nos próximos anos. “São investimentos importantes em todas as áreas”.

Além de Francisco Beltrão, Richa cumpriu agenda na sexta-feira (30) em Pranchita, Pérola do Oeste, Bela Vista da Caroba, Planalto e Realeza.Nestes municípios o Executivo estadual anunciou o repasse de recursos através do Plano de Apoio aos Municípios (PAM), recursos que contemplam reformas de escolas, implantação de sistema de água, programa de calcário e óleo diesel, melhorias em rede elétrica, construção de unidade de saúde, programa de pavimentação com pedra irregular, assinatura de termo de cooperação para implantação de Espaço Cidadão, entrega de tubos de concreto, autorização de licitação para compra de equipamentos rodoviários e construção de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Coronel Vivida

Embora não tenha recebido a visita da comitiva do governo, Coronel Vivida estava representado no evento em Beltrão e foi contemplado com aproximadamente R$ 3,5 milhões para a construção de um novo colégio. O prefeito, Frank Ariel Schiavini, falou que o colégio já existe, porém, apresentava a necessidade de uma nova estrutura física. Schiavini contou que o investimento representa a valorização da educação.