Santa Catarina e Turíngia se tornam Estados irmãos

Geral
Florianópolis | 17/10/2016 | 16:20

Informações e foto: Governo do Estado

Santa Catarina e o Estado alemão da Turíngia assinaram nesta segunda-feira (17) um acordo de irmanamento durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em Weimar. O mesmo prevê cooperações nas áreas de economia e comércio, ciência e tecnologia, cultura, educação e administração pública. “Este acordo é a consagração de um trabalho que trará muitos frutos para Santa Catarina, que terá na Turíngia uma porta de entrada para o mercado europeu. Abrimos novos caminhos que serão agora trilhados por empresários, pesquisadores e estudantes de ambos os lados”, comemorou o secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, que representou o governador Raimundo Colombo na ocasião.

As negociações para a assinatura do acordo de irmanamento tiveram início em 2015 durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em Joinville, e se estenderam ao longo deste ano. Em junho, uma missão catarinense liderada pelo secretário Virmond esteve na Turíngia para acertar os pontos do acordo entre a Secretaria de Assuntos Internacionais catarinense e o governo local.

Números

Situado no coração da Europa, o Estado Livre da Turíngia tem um terço da população catarinense e uma economia com similaridade. Os principais setores econômicos são ligados à engenharia mecânica, indústria automobilística, energias renováveis, ótica e eletrônica e logística. A economia turíngia produziu cerca de 54 bilhões de euros em 2014.

Santa Catarina se destaca no setor da agroindústria, metalmecânica, tecnologia da informação, indústria náutica, tecnologia da informação e logística, tendo um produto interno bruto de aproximadamente 95 bilhões de dólares. A Turíngia é a 12ª maior economia entre os 16 Estados alemães. Santa Catarina ocupa a 6ª posição entre as maiores economias do Brasil.