Santa Catarina tem -4ºC, geada e roupa congelada nas últimas horas do inverno

Geral
Santa Catarina | 22/09/2020 | 08:36

Informações: G1SC
Foto: São Joaquim Online

O último amanhecer do inverno começou gelado em todas as regiões de Santa Catarina, especialmente na Serra, onde teve temperaturas negativas, geada e até a roupa que ficou na rua acabou congelando.

Por volta das 6h desta terça-feira (22), fez -4,2ºC em Bom Jardim da Serra, segundo uma das estação meteorológicas monitoradas pela Epagri/Ciram. De acordo com o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, em São Joaquim, na Serra, teve geada e foi registrado -1,3ºC por volta das 6h.

Com a previsão de frio intenso, um morador deixou uma peça de roupa na relva para avaliar qual seria o impacto - e a peça infantil acabou congelando. "As temperaturas estão baixas nos termômetros e com o vento, a sensação de frio é ainda maior, como é o caso no Oeste", explicou Puchalski.

Em Maravilha, por exemplo, fazia 4,9ºC, às 6h. Apesar das primeiras horas de muito frio em todo estado, ao longo desta terça-feira as temperaturas devem ficar elevadas, principalmente no Oeste, onde pode chegar a 27ºC. A região é onde deve ter maior amplitude térmica neste primeiro dia de primavera.

Com o registro da geada em setembro, a cultura de maçãs podem ser afetadas, pois as macieiras já estão floridas. Para evitar prejuízos, alguns produtores colocam uma espécie de catavento nos pomares, pois a geada ocorre com céu aberto e sem vento, explica o meteorologista da NSC.

Previsão para a primavera

A primavera começa às 10h30 desta terça-feira (22) e vai até 21 de dezembro com previsão de aumento dos volumes de chuva em Santa Catarina, principalmente no Oeste.

A amplitude térmica do primeiro dia de primavera deve ocorrer também ao longo da estação, com amanhecer frio e tardes quentes. Há possibilidade de ressacas nesta primavera, com ciclones no Oceano. "Devido à mudança no sistema que provoca chuva, ela vem mais entre final de tarde ou início da noite. Algumas oportunidades com temporais, sobretudo no Oeste", explicou Puchalski.