Santuário atrai fiéis de todos os cantos

Geral
Erechim | 29/10/2013 | 08:59

Autor e foto: Angela Maria Curioletti

Distante 216 quilômetros de São Lourenço do Oeste fica a cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul, um percurso que pode ser feito em menos de quatro horas de viagem. O que tem lá? O Santuário de Nossa Senhora da Cruz, que dia após dia tem atraído milhares de fiéis de todos os lugares do país, mas principalmente da região Sul.

Na verdade o Santuário fica na comunidade de Lageado Paca e intriga a muitos pela história vivida por uma vidente. Seu nome é Dorothéa Menegon Farina. Aos 33 anos de idade, mãe de quatro filhos, foi acometida por uma doença grave e fez a Deus um pedido que se ficasse curada aceitaria passar em todas as quaresmas de sua vida todas as provas, perseguições, injurias, ofensas, sofrendo em seu corpo todas as chagas de Jesus Cristo. A doença levou-a a morte, sendo que após o velório de 24 horas voltou a vida normal.

No dia 25 de fevereiro de 1944, um grande clarão surgiu e uma voz feminina que pedia: “Oração, Penitência Pelos Pobres Pecadores”. Era Nossa Senhora da Santa Cruz, que quando apareceu para dona Dorothéa pela segunda vez, uma cruz surgiu no chão de sua propriedade, tornando aquele ponto um local definitivo das aparições que aconteceram durante 44 anos em cinco datas anuais. A cruz ainda existe, apensar de a história contar que ela foi destruída por cinco vezes.

Dona Dorothéa morreu no dia 28 de maio de 1988, mas ainda em vida deixou sua propriedade como um local para devotos, famílias e pequenos grupos de romeiros visitarem e saberem mais da sua história.

O que vale ressaltar nesta história é que o lugar é aberto, livre de qualquer tipo de pagamento de entrada ou oferta. O espaço é exclusivo para oração, sendo que até mesmo a casa onde morava a vidente fica aberta com todos os seus pertences expostos. Não há venda de comida ou bebida, apenas a devoção que move milhares de pessoas diariamente.