São Lourenço do Oeste é certificado com Projeto Inovador 2018

Geral
São Lourenço do Oeste | 20/04/2018 | 09:33

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Gestores municipais participam em Lages (SC) do 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a prefeitura, em busca de soluções e modelos que possam ser implantados em suas localidades.

Para a captação de recursos e execução de projetos na área, o coordenador de Sistemas do Departamento de Inclusão Digital, vinculado à Secretaria de Telecomunicações, do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Renan Tolentino, ressalta que os municípios podem buscar auxílio na pasta. “Mais de 80% dos projetos que são apresentados não têm o conhecimento da porta de ação. Quando se fala em captação de recursos, tem muita coisa pronta. Apesar das diferenças, os problemas de comunicação nos municípios são praticamente os mesmos”, observa Tolentino, que apresentou as políticas públicas em tecnologia direcionadas para os municípios, como o Internet para Todos, programa que pretende levar conectividade a áreas remotas.

Dados do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) mostram que mais de 32 milhões de casas no país ainda não tem acesso à internet. Em Santa Catarina, mais de 100 municípios já formalizaram a entrada no programa. “O desenho do projeto é para fomentar o mercado e a conexão de internet”, comentou.

Projetos Inovadores 2018

Na quinta-feira (19), os municípios de Lages, Guaramirim, Lindóia do Sul, Treviso, Concórdia, Luzerna, Criciúma, São José dos Pinhais (PR), São Lourenço do Oeste e Chapecó foram homenageados por iniciativas em andamento nas localidades.

O vice-prefeito de São Lourenço do Oeste, Daniel Hippler, participa do evento. “Fizemos várias atitudes pequenas, mas que deram resultado como a matrícula escolar on-line, que acabou com um problema de décadas de pais que enfrentavam filas de madrugada”, citou.

São Lourenço do Oeste recebeu o certificado de Projeto Inovador 2018 pela implantação de política pública de tecnologia na educação com aulas de robótica. Estas aulas são ofertadas em forma de oficina dentro da Educação de Tempo Integral, projeto que iniciou este ano com as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental. A oficina de robótica é realizada no Senai, numa parceria da Secretaria de Educação do município com o Sesi.