São Lourenço do Oeste está entre os contemplados com o Programa Água para o Campo

Geral
São Lourenço do Oeste | 12/03/2015 | 10:29

Informações e foto: Governo do Estado

Foi dada a largada para a execução do Programa Água para o Campo, que vai garantir a construção de 1.864 cisternas de 500 mil litros de água cada em 66 municípios catarinenses. O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, assinaram na tarde de quarta-feira (11), em Florianópolis, a ordem de serviço para a primeira etapa do programa. A ação completa faz parte do Pacto por Santa Catarina e prevê investimentos de R$ 53,8 milhões para minimizar os efeitos da estiagem no Estado.

O programa oferece financiamentos para suinocultores e avicultores integrados às agroindústrias interessados na construção de estruturas para coleta, armazenagem e utilização da água da chuva destinada ao consumo animal. O objetivo é assegurar o abastecimento nas propriedades rurais com água de qualidade para aumentar a produção, inclusive durante as estiagens, e aliviar o custo de transporte emergencial de água pelas prefeituras em períodos de seca.

Cada cisterna terá o custo de R$ 28,9 mil, que poderão ser pagos em cinco parcelas anuais sem juros. Caso o agricultor opte por pagar o valor total do financiamento no primeiro ano, receberá 50% de desconto; no segundo ano, terá 40% de desconto; no terceiro ano, terá 30% de desconto, e no quarto ano, terá 20% de desconto. Se o agricultor quiser pagar o valor total do financiamento no quinto ano, não será beneficiado com desconto.

No Noroeste
Coronel Martins, Quilombo, Santiago do Sul, São Lourenço do Oeste e União do Oeste

Outros: Água Doce, Água de Chapecó, Alto Bela Vista, Arabutã, Arroio Trinta, Belmonte, Caibi, Campos Novos, Capinzal, Catanduvas, Caxambu do Sul, Chapecó, Concórdia, Coronel Freitas, Cunha Porã, Cunhataí, Descanso, Faxinal dos Guedes, Fraiburgo, Gatambú, Herval d´Oeste, Ibiam, Ibicaré, Iomerê, Ipira, Iporã do Oeste, Ipuaçu, Ipumirim, Iraceminha, Irani, Itá, Itapiranga, Jaborá, Joaçaba, Lindóia do Sul, Luzerna, Maravilha, Mondaí, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Ouro, Palmitos, Peritiba, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Presidente Castelo Branco, Riqueza, Romelândia, São Carlos, São João do Oeste, São Miguel do Oeste, Saudades, Seara, Tangará, Tigrinhos, Tunápolis, Vargeão, Vargem Bonita, Videira, Xanxerê e Xaxim.