São Lourenço do Oeste recebe 7ª Ação de Oftalmologia

Geral
São Lourenço do Oeste | 11/02/2019 | 15:12

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

O município de São Lourenço do Oeste recebe entre os dias 9 e 13 de fevereiro a 7ª Ação de Oftalmologia, com triagem e cirurgias de pterígio, junto ao Hospital da Fundação. Serão aproximadamente dois mil atendimentos ao longo destes cinco dias com a participação de 52 municípios, integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS-Amosc).

O prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Caleffi, lembra que o município foi o precursor neste tipo de ação no Estado de Santa Catarina, o qual já beneficiou mais de dez mil pessoas usurárias do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. As ações de oftalmologia começaram em 2017 com os Mutirões de Cirurgias de Cataratas, que seguiram em 2018 e foram ampliadas com outros atendimentos. 

Vânia Garbin Baldissera, secretária de Saúde, explica que nesta ação são em torno de 400 consultas e 40 cirurgias de pterígio somente para o público de São Lourenço do Oeste. “A oftalmologia foi uma especialidade que recebeu atenção especial em 2018, onde investimos mais de R$ 100 mil”, explica a secretária. Ela também destaca que o município foi quem conseguiu o prestador de serviço para a especialidade de oftalmologia e hoje atende o Estado de Santa Catarina.