São Lourenço do Oeste tem apenas uma urna do Plebisul

Geral
São Lourenço do Oeste | 07/10/2017 | 15:03

Autor e fotos: Angela Maria Curioletti

O Plebisul 2017 foi realizado neste sábado (7) em diversas regiões de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, sendo uma consulta popular que questiona se a população gostaria que a região Sul do Brasil fosse outro país.

Diferente do que foi divulgado durante a semana pela organização, em São Lourenço do Oeste houve apenas uma urna, instalada no Supermercado Amauri. Marcelo Luchetta, organizador da urna no município, explica que o trabalho é voluntário e por isso ficou difícil colocar mais urnas pela cidade, uma vez que são poucas as pessoas dispostas a fazer este trabalho.

Sobre a movimentação deste sábado, Luchetta diz que muitas pessoas ainda não tinham conhecimento sobre o que era o Plebisul, creditando a isso também a baixa participação da comunidade na votação.

Este ano o Plebisul contou com uma novidade. As pessoas, além do voto, eram convidadas a preencherem um pequeno cadastro com algumas informações pessoais, como, por exemplo, nome completo, endereço e número do título de eleitor. O organizador em São Lourenço do Oeste relata que estas informações são para complementar o Plebisul, onde a organização vai poder traçar um perfil de quem participou.