Saúde bucal será trabalhada nas escolas de São Lourenço do Oeste

Geral
São Lourenço do Oeste | 29/08/2017 | 10:42

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Escovar os dentes pode não ser uma tarefa fácil em casa, com os pequenos então o trabalho é dobrado. A prática também pode não ser feita da maneira correta. Pensando em tudo isso e na prevenção de futuras doenças, a Secretaria de Saúde de São Lourenço do Oeste, através do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Policlínica Municipal de Saúde, inicia na próxima semana o Programa Saúde nas Escolas (PSE). O programa visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população.

O odontólogo especialista e coordenador do CEO, Márcio Motta Centurion, explica que o programa inicia com cinco escolas municipais de São Lourenço do Oeste, num trabalho preventivo que há muito tempo não é feito. Conforme ele, a escola, muitas vezes, é a primeira entrada da odontologia. “Queremos que o aluno e a comunidade em geral vejam o dentista como uma figura positiva”, explica Centurion, acrescentando que o profissional acaba sendo ligado, muitas vezes, a problemas e a dor.

A equipe que estará nas escolas será composta por um dentista e um técnico em saúde bucal. O coordenador do CEO diz que os alunos serão separados por grupos e receberão orientações sobre escovação dental, bochecho com flúor e farão procedimentos com supervisão. “Depois disso vamos poder elencar se há casos mais urgentes, que precisam de tratamento, e encaminhar o aluno à equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do seu bairro”, complementa.

Prevenção

As cinco escolas que recebem agora o Programa Saúde nas Escolas foram elencadas como prioritárias, mas, de acordo com Centurion, para 2018 todas as unidades de ensino do município deverão ser atendidas. O coordenador do CEO acredita que com este trabalho muitas doenças futuras poderão ser evitadas. “Vamos cortar o mal pela raiz”, resume. Além disso, Centurion diz que a Secretaria de Saúde está criando bons hábitos na comunidade.

A escola é uma área institucional privilegiada para o encontro da educação e da saúde, sendo um espaço para que se estabeleçam relações favoráveis a promoção da saúde e do bem-estar social.