SC tem estragos, alerta para temporais e previsão de frio atípico

Geral
Santa Catarina | 18/11/2021 | 16:07

Informações: ND+
Foto: Defesa Civil

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para temporais com riscos de enxurradas e alagamentos em diversas regiões catarinenses no decorrer desta quinta-feira (18). Além disso, de acordo com a previsão do meteorologista Ronaldo Coutinho, o tempo fica “excepcionalmente frio” nos próximos dias, com temperaturas que podem chegar perto dos 0°C em pontos da Serra.

O aviso da Defesa Civil indica uma chuva intensa e volumosa no Estado entre às 10h e 22h desta quinta. Isso se deve a uma frente fria que segue influenciando e o tempo e mantém a condição de chuva persistente. Em certos momentos, a precipitação pode acumular volumes entre 50 mm e 75 mm, principalmente do Centro ao Norte do Estado.

Ainda de acordo com o alerta emitido pelo órgão, o risco é alto para estragos como enxurradas, alagamentos e deslizamentos.

Frio atípico em SC

O meteorologista Ronaldo Coutinho destaca que as temperaturas em Santa Catarina apontam para “bastante emoção” no fim de novembro. Já para os próximos dias a expectativa é que o frio apareça em pontos do Estado.

“O modelo que eu venho acompanhando já há um tempinho vem insistindo nesse frio intenso desde o final de outubro. Hoje o nível indicado em São Joaquim é  excepcionalmente frio para essa época do ano”, diz Coutinho.

Segundo ele, o quadro indicado para o município Serrano é de cerca de 4°C para a manhã. Porém, “a mínima vai ser muito mais baixa do que isso daí”, garante. “Se essa massa de ar frio realmente se confirmar, vai fazer um belo estrago do sul do Paraná pra baixo”, reforça o meteorologista.