SC terá 155 atletas nos Jogos Escolares da Juventude 15 a 17 anos, em Belém

Esporte
Florianópolis | 03/11/2013 | 11:57

Informações e fotos: Fesporte

A capital do Pará, Belém, será a sede da maior edição dos Jogos Escolares da Juventude, entre os dias 7 e 16 de novembro. Serão quase 4 mil jovens atletas com idade entre 15 a 17 anos de 1251 escolas públicas e privadas do Brasil competindo em modalidades como atletismo, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez, - um recorde na história da competição, que desde 2005 é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Santa Catarina participa com uma delegação de 190 pessoas entre dirigentes, professores-técnicos e alunos-atletas. São no total 155 alunos representando 26 municípios de 54 escolas catarinenses, que obtiveram a classificação na etapa estadual dos Jogos Escolares (JESC), em setembro, em Brusque. A delegação, que embarca na próxima quarta-feira (6), será gerenciada pela Fesporte.

Segundo Ademar José da Silva, chefe da delegação de Santa Catarina e gerente de Esporte de Base e Inclusão da Fesporte, apesar de não haver um campeão geral da competição, os catarinenses deverão brigar pelas primeiras posições da competição com Rio de Janeiro e São Paulo. “Todas as edições têm sido assim. Nós com os paulistas e cariocas sempre brigamos para ver quem ganha o maior número de medalhas”, enfatiza o dirigente.

Silva garante que Santa Catarina vai com uma equipe forte disputando todas as modalidades, principalmente com escolas que disputarão o atletismo, futsal, judô e vôlei feminino.

Esta será a segunda etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. A primeira, para atletas de 12 a 14 anos, aconteceu em Natal, de 5 a 14 de setembro. Trata-se do maior evento estudantil esportivo do Brasil.