Secretaria da Saúde de SLO realiza campanha de doação de sangue

Geral
São Lourenço do Oeste | 07/11/2013 | 11:14

Autor: Marcelo Coan
Foto: Reprodução

Numa parceria com o Centro Hematologia Hemoterapia do Estado do Paraná (Hemepar), na próxima terça-feira (12) o município de São Lourenço do Oeste, através da Secretaria de Saúde, realizará a coleta de sangue numa campanha de doação.

De acordo com a enfermeira e uma das coordenadoras da campanha em São Lourenço do Oeste, Catia Cilene Schafer, este é o terceiro ano consecutivo que a campanha é realizada no município. Ela contou que a cada três ou quatro meses é realizada uma coleta, ou seja, pelo menos três vezes ao ano.

Conforme Catia, desde que foi iniciada a campanha, há três anos, os números de doações têm aumentado o que, na avaliação dela, é importante, pois o município com frequência precisa utilizar o banco de sangue devido a cirurgias e acidentes.

Embora quanto mais doadores melhor, a enfermeira lembrou que as pessoas interessadas em participar da campanha precisam atender alguns requisitos, tais como ter idade entre 16 e 65 anos, ter mais que 50 quilos, estar bem de saúde e não ter registro de hepatite.

Caso alguma pessoa não possa doar, a enfermeira disse que poderá ajudar convidando um amigo, parente ou conhecido para a doação. O horário para doação é das 9h às 11h30 e das 13h às 16h.

Diferencial

Como o processo de doação leva em torno de 45 minutos – tempo para preencher fichas, doação, repouso e café – Catia disse que a Secretaria está trabalhando com agendamento, principalmente para aquelas pessoas que trabalham e precisam cumprir com o horário. Para agendar basta entrar em contato na Policlínica Municipal de Saúde.