Secretaria de Educação apresenta Plano Municipal de Educação para o Legislativo

Política
São Lourenço do Oeste | 27/05/2015 | 09:28

Autor e foto: Marcelo Coan

Nesta semana, na Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste, uma equipe da Secretaria de Educação do município entregou e apresentou o projeto de lei do Plano Municipal de Educação. Além dos vereadores, também houve a participação dos representantes do município que participaram da Conferência Nacional de Educação (Conae) em 2013.

De acordo com a secretária de Educação de São Lourenço do Oeste, Lucia Iliane da Costa, o projeto contém as 20 metas e seguem as diretrizes do Plano Nacional de Educação. Trata-se de um trabalho iniciado em outubro de 2014. “Foram 28 encontros”, lembra ao explicar que as atividades foram orientadas por um profissional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Mesmo que os vereadores tenham até o dia 24 de junho para apreciar e votar o projeto, a Secretaria apresentou todas as 20 metas e fez um comparativo com o que estava sendo feito. Se aprovado, o plano terá validade de dez anos. Segundo Lucia, consta no texto, por exemplo, a questão da educação infantil, ensino obrigatório dos quatros anos, formação dos professores e financiamento da educação. “O projeto está sendo elaborado para atender a realidade dos próximos dez anos”. Cada município precisa adequar as metas de acordo com a realizada local.

Ao avaliar a conversa, a secretária de Educação disse que a tarde foi produtiva. Ela explicou que a intenção era esclarecer eventuais dúvidas. “Também foram levantadas algumas hipóteses sobre o que já vem sendo enfrentado”. Nisso ela citou a participação dos pais na escola e sua responsabilidade na educação. Ela prevê que este tema estará em pauta nos próximos dez anos.

Campo Erê

Seguindo as determinações do Plano Nacional de Educação, no início do mês o município de Campo Erê realizou uma discussão do plano. Na oportunidade a Secretaria de Educação fez uma consulta pública. A ideia é tornar as decisões democráticas. Entre as metas da municipalidade estão: implantação da hora atividade na educação infantil; aumento das vagas em creche em tempo integral e redução dos índices de analfabetismo entre adultos.