Secretaria de Educação de São Lourenço do Oeste apresenta Ensino Integral

Geral
São Lourenço do Oeste | 07/11/2017 | 09:57

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Reunidos no Teatro Professor Arno Ignácio Etges na noite de segunda-feira (6), pais, professores e diretores de escolas que tem Ensino Infantil foram apresentados ao projeto de Educação em Tempo Integral em São Lourenço do Oeste. Depois de meses de estudo e visitas em outros municípios, a Secretaria de Educação apresentou a proposta que deverá ser implantada no município a partir de 2018.

O secretário de Educação, Alex Tardetti, explicou que a Educação em Tempo Integral trata-se de uma estratégia para a melhoria da qualidade na educação, sincronizando o estudo teórico com o prático. O Plano Municipal de Educação, lei nº. 2.227, de 19 de junho de 2015, prevê 20 metas, sendo que uma delas diz respeito à Educação em Tempo Integral.

No projeto, serão contemplados em 2018 alunos do 1º ano da Educação Infantil, que durante a manhã terão as aulas teóricas em sala de aula, na escola, e durante à tarde as práticas, em outro local, podendo ter a parceria de entidades. “São Lourenço do Oeste tem a sorte de ter várias entidades que fazem a diferença”, diz o secretário, acrescentando que cada uma delas ajuda nos projetos desenvolvidos pela comunidade.

O projeto apresentado pela Secretaria de Educação já contempla as atividades e a funcionalidade – transporte e alimentação. O secretário deixou claro que se trata de um piloto e por isso mesmo começará com o 1º ano do Ensino Infantil. O próximo passo será o envio do projeto à Câmara Municipal, para análise e votação dos vereadores e aí sim a implantação no próximo ano.

Rematrículas

As rematrículas para toda a rede municipal de ensino começaram na segunda-feira (6). Segundo Tardetti, todos os alunos que já frequentam alguma das escolas municipais estão com sua vaga assegurada para qualquer nível ou ano. Os pais ou responsáveis devem ir até a escola com os documentos pessoais do aluno, além da carteira de vacinação e comprovante de residência.

O secretário de Educação esclarece que quando se trata de Ensino Infantil existe uma procura maior para o período vespertino e os anos finais buscam mais o período matutino. “É importante destacar que existem vagas para todos, mas se todos quiserem estudar na mesma escola e no mesmo turno haverá tumulto, por isso respeitamos a lei do zoneamento, onde os pais devem buscar a escola mais próxima de onde residem”, pontua.

São Lourenço do Oeste possui 12 escolas municipais e um quadro de 3.860 alunos, aproximadamente, porém o secretário acredita que em 2018 poderão ser quatro mil alunos. “As vagas não serão por ordem de chegada, portanto de nada adianta fazer fila ou dormir na porta da escola. A vaga será automática para alunos da rede municipal”, diz.

Matrículas novas

As matrículas novas, ou seja, para os alunos que ainda não fazem parte da rede municipal, ficarão abertas de 16 a 21 de novembro e serão feitas de forma on-line. Nos próximos dias, a Secretaria de Educação divulgará todos os detalhes e fará as orientações necessárias.