Secretaria de Educação de SLO realiza 1° Seminário Municipal do PNAIC

Geral
São Lourenço do Oeste | 07/11/2013 | 10:16

Informações e fotos: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Nesta terça-feira (5), o município de São Lourenço do Oeste, através da Secretaria de Educação, realizou o 1° Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento aconteceu no Teatro Professor Arno Ignácio Etges, no Centro de Eventos.

No evento, os profissionais da educação envolvidos no processo tiveram a oportunidade de avaliar o programa implantado pelo Governo Federal. Na parte da manhã, houve uma palestra com o tema “Alfabetização e Letramento”, ministrada pela Professora Neli Bastezini Krombauer.

Já à tarde, aconteceram apresentações das práticas pedagógicas, por alunos e professores. Para finalizar, os participantes do evento visitaram a exposição de trabalhos.

De acordo com a proposta do PNAIC, o objetivo é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. A formação do PNAIC no município acontece com duas turmas de alfabetizadoras. São as professoras que atuam 1º, 2º e 3º anos, consideradas turmas de alfabetização, tendo como orientadoras de estudo as professoras Etenir de Cássia Suppi Goulart e Isabel Trevisol. Neste ano, a carga horária de formação de orientadoras de estudo foi de 200 horas e das alfabetizadoras de 120 horas.

No ano de 2013 o tema abordado foi Alfabetização e Letramento. Para o próximo ano o curso terá continuidade, com ênfase em Matemática. Novas práticas serão trabalhadas e resultará no 2° Seminário do PNAIC.