Secretaria de Infraestrutura autoriza duas obras para a SC-480

Geral
São Lourenço do Oeste | 05/07/2014 | 18:09

Autor e foto: Marcelo Coan

Na manhã de sexta-feira (4), na Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste, o secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, João Carlos Ecker, assinou duas ordens de serviço para obras na SC-480, trecho que liga São Lourenço do Oeste a Galvão.

Trata-se da execução de duas interseções de acesso na rodovia, uma para o laticínio Lorenzo — onde também haverá a instalação de uma marginal num dos lados— e outra para empresa Tevere. Juntas, as duas obras custarão R$ 375 mil.

A partir da assinatura da ordem de serviço, a empresa vencedora do certame terá 60 dias para executar o serviço. Segundo Ecker, o prazo para a execução da obra não é extenso, pois teoricamente são obras fáceis.

Para os representantes das empresas que serão atendidas pelas interseções, a ordem de serviço representa a sintonia do empresariado lourenciano com o Governo do Estado.

Para o presidente da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), Jandir Bortoluzzi, as obras contribuem para o desenvolvimento empresarial, mas também garante a segurança de quem trafega pela rodovia.

Além de reconhecer a importância das obras, Bortoluzzi contou que a associação aproveitou para reivindicar um novo investimento em infraestrutura. Como o projeto do contorno viário Armindo Echer foi enxugado, a sugestão é que a sobra de recurso seja destinada para o acesso sul da cidade, talvez com a duplicação de alguns trechos.

SC-157

Questionado sobre a obra da SC-157, especialmente a questão do trevo de acesso a área industrial de São Paulinho, Ecker explicou que a pasta buscou um entendimento amigável para a desapropriação da área, contudo, alguns proprietários não aceitaram as propostas.

Como não houve acordo, nós próximos dias o governador deverá baixar um decreto para que a área seja desapropriada. Na sequência, uma avaliação será feira por técnicos do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) que será auditada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Eles não aceitando, o valor será depositado em juízo e nós vamos executar a obra como está no projeto”. Ele disse que o trevo é importante, pois dá acesso a área industrial e a uma comunidade. Além disso, ele lembrou que os valores necessários já estão incluídos no projeto total.

São Domingos a Mariópolis

Pauta de algumas discussões e conversas entre lideranças de Santa Catarina e Paraná, a ligação entre os municípios de São Domingos e Mariópolis também foi lembrada pelo secretário catarinense.

Ecker disse que existem algumas conversas e um anteprojeto — no valor de R$ 18 milhões — entregue pela prefeitura de São Domingos. “Eu não tenho informações do Paraná, mas o trecho de Santa Catarina já possui o anteprojeto. Confesso que até o momento não conseguimos incluir ele no Pacto por Santa Catarina e possivelmente não seja possível incluir nesse ano”, disse o secretário ao garantir que a demanda será incluída no Pacto ou em outro programa de governo a partir de 2015.

Embora não exista previsão de investimento, o secretário reconhece que a ligação entre os dois estados é importante para a região. Segundo ele, trata-se um trecho que facilita e diminui distâncias.

Contorno viário de Campo Erê

Sobre o contorno viário no município de Campo Erê, Ecker falou que obra tem projeto e já tramitou por 90 dias no grupo gestor, porém o projeto foi indeferido. “Eles [grupo gestor] entenderam que nós temos outras obras mais importantes em Santa Catarina. Eu não concordei. Voltei a conversar com o coordenador do grupo gestor e coloquei que a obra é importante para a região de Campo Erê, pois desafoga o tráfego que hoje passa dentro da cidade”.

Segundo o secretário, após algumas negociações, a obra retornou novamente para o Pacto por Santa Catarina. Ele acredita que até o final de julho o investimento seja aprovado e a obra posse a ser contratada.