Secretaria de Saúde alerta para ações de prevenção à dengue

Geral
Florianópolis | 18/10/2013 | 11:13

Informações: Governo do Estado
Foto: Fabrizio Pensati

Com a proximidade do verão e à consequente possibilidade de proliferação do mosquito transmissor da dengue, a Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde solicita que as vigilâncias sanitárias municipais informem as ações realizadas em cada município, contendo o número de estabelecimentos adequados e os não adequados à legislação estadual.

De acordo com a lei, ferros-velhos, empresas de transporte de cargas, lojas de materiais de construção, borracharias, recauchutadoras e afins precisam adotar medidas para evitar a existência de criadores para Aedes aegypti e Aedes albopictus.

As vigilâncias sanitárias municipais têm até o próximo dia 31 de outubro para encaminhar as informações para a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado, através do e-mail gesam@saude.sc.gov.br.

As vigilâncias sanitárias municipais que ainda não realizaram ações preventivas devem desencadeá-las a partir de 1° de novembro. O cronograma das ações a serem executadas deve ser entregue à Vigilância Estadual até 31 de outubro, incluindo as inspeções em estabelecimentos que desenvolvam as atividades de ferros–velhos e borracharias. O objetico é eliminar e diminuir os riscos à saúde causados pelo Aedes aegypti e Aedes albopictus.