Secretária de Saúde explica aos vereadores como funciona o atendimento da pediatria

Política
São Lourenço do Oeste | 16/08/2017 | 10:02

Autor e foto: Angela Maria Curioletti

A secretária de Saúde de São Lourenço do Oeste, Vânia Baldissera, esteve na Câmara Municipal na noite de terça-feira (15) para repassar informações sobre o serviço de pediatria da Policlínica Municipal de Saúde e também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O requerimento foi feito pela bancada do PT e questiona que só há atendimento de pediatra no centro.

Vânia começou dizendo que deve haver falta de informação, pois o questionamento não procede. Explicou que a pediatria é uma especialidade oferecida pelo município, assim como tantas outras, e por isso funciona por encaminhamento. Relatou que por um período, na gestão passada, quase não houveram consultas com pediatra no município e muitos encaminhamentos eram feitos para Pato Branco (PR). Por isso, em 2017, quando assumiu a pasta, eram poucos os pedidos de consulta, trabalho que voltou a ser feito e está normalizado.

Sobre não ter pediatra nas unidades dos bairros, explicou que nesses locais existe a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e, segundo ela, até ano passado era "um faz de conta". O que acontece hoje, diz a secretária, é que as crianças são atendidas pelos médicos do ESF e, havendo necessidade, são encaminhadas para o especialista.

Resumindo, a secretária disse que o pediatra do município fica na Policlínica Municipal de Saúde, mas que não atende somente o centro, mas sim todas as crianças que forem encaminhadas para o profissional. Atualmente, o pediatra atende 20 horas semanais, com consultadas marcadas, além das emergências.