Secretaria de Saúde faz melhorias e investe mais de R$ 1,6 milhão na compra de medicamentos

Geral
São Lourenço do Oeste | 04/05/2017 | 16:01

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Quem procurou a Policlínica Municipal de Saúde de São Lourenço do Oeste nas últimas semanas já notou que algumas melhorias foram feitas no local. De acordo com a secretária de Saúde, Vânia Baldissera, elas foram necessárias para dar melhores condições de trabalho aos profissionais, mas, principalmente, para que os pacientes tivessem mais conforto e fossem mais bem atendidos.

A farmácia foi uma que mudou. Antes, em sala junto ao pronto-atendimento da Policlínica Municipal de Saúde, acabava por atrapalhar o fluxo de pessoas, principalmente em dias de muito movimento. Dessa forma, a Secretaria de Saúde optou por colocar a farmácia em outro local dentro da Policlínica Municipal de Saúde. Vânia explica que esta mudança possibilitou ainda a instalação de uma sala de espera, onde os pacientes poderão ficar sentados até serem chamados pelo nome.

Com uma farmácia mais ampla, a administração municipal investiu na compra de mais medicamentos. São 310 tipos no total, 11 a mais que em 2016. Isso foi possível depois de um investimento de R$ 1.621.421,70, através de licitação realizada em março. Os medicamentos começaram a chegar em abril e são 14 empresas fornecedoras.

Mesmo com toda esta medicação, a secretária de Saúde informa que 45 tipos ainda não serão fornecidos. Isso porque nenhuma empresa que participou da licitação ofereceu cotação. Vânia lembra que a Secretaria de Saúde só pode oferecer medicamentos que fazem parte da Relação Municipal de Medicamentos (Remume) ou da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

Atendimento da farmácia

O horário de atendimento na farmácia da Policlínica Municipal de Saúde foi ampliado. Agora, os farmacêuticos atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A secretária de Saúde acrescenta que cada Unidade Básica de Saúde (UBS), nos bairros e interior, tem a sua farmácia. Os pacientes que recebem medicamentos controlados, por exemplo, retiram em suas unidades, em dias pré-agendados.