Secretaria de Saúde oferece tratamento gratuito aos que desejarem parar com o vício

Geral
São Lourenço do Oeste | 31/05/2017 | 10:09

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Com o tema “Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento”, a proposta tem como apelo a implementação de medidas consistentes de controle do tabaco, incluindo a proibição de todo tipo de marketing e publicidade relacionados ao assunto, a adoção de embalagens simples para os produtos e o aumento de impostos especiais voltados para o setor. O Dia Mundial sem Tabaco é lembrado nesta quarta-feira (31), num alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sabendo dos malefícios que o cigarro pode causar na saúde, a Secretaria de Saúde de São Lourenço do Oeste trabalha com um programa voltado às pessoas que desejam parar com este vício. O programa é do Governo do Estado, via Sistema Único de Saúde (SUS), que envia medicamentos e adesivos às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios.

Kamila Catani, diretora Administrativa da Secretaria de Saúde de São Lourenço do Oeste, informa que o tratamento é gratuito a todos os interessados. Para tanto, a pessoa que deseja parar de fumar precisa ir até a unidade de saúde de seu bairro e passar por uma consulta. O médico fará a avaliação e encaminhará a pessoa ao tratamento, que pode ser de, no mínimo, 60 dias. É importante lembrar que todo o procedimento é gratuito.

Procura aumentou

Sobre os medicamentos disponibilizados para o tratamento, a diretora de Relacionamento e Humanização da Secretaria de Saúde de São Lourenço do Oeste, Denise Dambros, salienta que o município ainda compra uma parte, mesmo o Governo do Estado enviando. Isso se deve, segundo ela, a grande procura das pessoas pelo tratamento. “As pessoas estão procurando cada vez mais as unidades de saúde para parar de fumar”, diz Denise.

Saiba Mais

A cada ano, mais de sete milhões de pessoas morrem de doenças relacionadas ao consumo de tabaco, uma das maiores ameaças à saúde pública global e também uma das principais causas evitáveis de doenças não transmissíveis, segundo informações da OMS.

Já as pessoas que pararem de fumar agora, em 20 minutos a pressão sanguínea e a pulsação volta ao normal. Em dois dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta a comida melhor. Também, em três semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora. Pele e cabelo começam a ganhar brilho. Em um ano, o risco de morte por infarto cai 50%.