Secretaria de Saúde realiza mais 120 cirurgias no programa Fila Zero

Geral
São Lourenço do Oeste | 11/07/2018 | 10:48

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

A administração municipal de São Lourenço do Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, tem realizado ações para zerar as filas reprimidas de cirurgias. Depois de quatro mutirões de cirurgias de catarata ainda em 2017, o município zerou a fila desta especialidade e ainda foi parceiro do Governo do Estado em um quinto mutirão, realizado este ano.

Com o sucesso dos mutirões de cirurgias de catarata, que atingiram 312 pessoas e 579 procedimentos cirúrgicos, o governo municipal lançou em novembro de 2017 o programa Fila Zero, buscando zerar a fila de outras especialidades.

De acordo com a secretária de Saúde de São Lourenço do Oeste, Vânia Garbin Baldissera, entre dezembro de 2017 – mês de lançamento do programa – e junho de 2018 foram realizadas 120 cirurgias entre oito especialidades, com destaque para 44 procedimentos de ortopedia, sendo a maioria delas realizada no Hospital da Fundação. Além disso, a Secretaria de Saúde tem laudo autorizado para 26 pacientes que aguardam cirurgias através do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Conims) de Pato Branco (PR).

A secretária Vânia destaca que a realização destas cirurgias só está sendo possível através de um incremento financeiro que o governo municipal está fazendo ao Hospital da Fundação. De acordo com deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que trata das cirurgias eletivas de média complexidade, São Lourenço do Oeste está conseguindo realizar diversos procedimentos e ajudando a instituição hospitalar do município. “O Governo do Estado faz o pagamento da cirurgia com valor de tabela, considerado baixo pelos profissionais que prestam o serviço. Dessa forma, o município faz um repasse para o hospital, incrementa o valor e consegue realizar as cirurgias”, acrescenta. 

Avaliação

Vânia conta que assumiu a secretaria com uma fila enorme de cirurgias reprimidas. Segundo ela, o governo municipal está fazendo um grande trabalho para a realização dos procedimentos e para conseguir os prestadores de serviços. 

O médico ortopedista e especialista em cirurgia de joelho, Fábio Cavali, é um dos prestadores de serviço em São Lourenço do Oeste. Para ele, que trabalha em alguns municípios, a parceria da prefeitura é importante nas cirurgias do SUS, já que existe um volume grande de filas. “Isso é fundamental para realizar o procedimento”, finaliza.

Todos os pacientes encaminhados pela Secretaria de Saúde estão recebendo consulta pré-operatória, avaliação, exames e acompanhamento pós-cirúrgico.