Secretário da Saúde de Santa Catarina pede exoneração e deixa pasta

Política
Santa Catarina | 01/05/2020 | 09:03

Informações: G1SC
Foto: Governo do Estado

O secretário da Saúde de Santa Catarina, Helton Zeferino, pediu exoneração e deixou a pasta, segundo nota oficial do Governo do Estado. De acordo com o Poder Executivo, ele entregou ao governador Carlos Moisés (PSL) o pedido de exoneração no fim da tarde desta quinta-feira (30).

Ainda segundo a nota do Governo do Estado, o nome do próximo secretário será anunciado nos próximos dias. Zeferino chegou a participar do pronunciamento com Moisés às 18h desta quinta para atualizar os números do coronavírus em Santa Catarina.

O agora ex-secretário deixa a pasta em meio à pandemia do vírus e a polêmicas relacionadas à compra de respiradores por parte do governo no valor de R$ 33 milhões. Além de uma investigação da Polícia Civil sobre o assunto, o caso também é alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito aberta pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Os deputados estaduais chegaram a fazer um requerimento formal ao governador pedindo o afastamento de Zeferino por causa da compra dos respiradores.

Na nota, o Governo do Estado "agradece os serviços prestados pelo secretário em prol das políticas públicas dos catarinenses, ao tempo que reconhece as conquistas e avanços da pasta sob seu comando".