Seis prefeitos catarinenses têm os chips de celulares clonados em menos de duas semanas

Policial
São Lourenço do este | 21/06/2018 | 19:13

Informações: Redação Minutta e G1SC
Foto: Reprodução

Já são pelo menos seis prefeitos de Santa Catarina que tiveram os chips de celular clonados desde o dia 11 de junho, informou a Polícia Civil. Os números são utilizados pelos bandidos para pedir transferência de dinheiro.

As vítimas são os prefeitos de Balneário Camboriú, Galvão, Formosa do Sul, Ipuaçu, Porto Belo e São Lourenço do Oeste. O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PSB), teve o chip do celular clonado no dia 11, informou a assessoria. Criminosos passaram a usar o número para pedir depósitos bancários a pelo menos um assessor dele.

Em Formosa do Sul, o prefeito, Rudimar Conte, se manifestou nesta quinta-feira (21) através de uma rede social. Na mensagem, ele diz que hackearam o número de celular dele. "Então se alguém pedir dinheiro ou para fazer transferência de conta não sou eu", esclarece. Ele também pede para que desconsiderem o seu número, pois já pediu o cancelamento da conta.

As demais prefeituras ainda não se manifestaram oficialmente, mas não houve prejuízos.

Golpe

A Divisão de Repressão a Crimes na Internet (DRCI/Deic) explicou que, para que a clonagem ocorra, é preciso que exista a participação de um funcionário da operadora de celular. E que quando o chip é clonado o celular sai do ar, como se tivesse sofrido uma pane.

O bandido, então, começa a usar o aplicativo WhatsApp como se fosse o dono daquele número de telefone, porque os dados são recuperados e a foto de quem usava continua a mesma.

Orientações

Para aumentar a segurança, a Polícia Civil orienta que seja feita a verificação do aplicativo WhatsApp em duas etapas:






- No sistema Android, é preciso ir em Configurações – Conta – Ajustes em duas etapas
- No sistema IOS, ajuste - Conta e Verificação em duas etapas

E, caso o celular tenha o chip clonado, a polícia orienta que a vítima peça um novo chip para a operadora e a reativação do número, já que assim vai derrubar o sinal que o bandido está usando.