Sem desembarcar do atual governo, PP fecha com o PMDB para a majoritária

Política
São Lourenço do Oeste | 31/07/2016 | 00:23

Autor e fotos: Marcelo Coan

Embora faça parte do atual governo com cargos comissionados e o vice-prefeito, o PP lourenciano aprovou na noite deste sábado (30) a coligação com o PMDB para a majoritária. A convenção, realizada na sede do Lions Clube, aprovou também Daniel Rodrigo Hippler, presidente do PP e vice-prefeito, como pré-candidato na disputa ao Executivo deste ano. Antes da convenção, correligionários do PP puderam ouvir representantes do PMDB, PTB e PRB.

Respeitando o estatuto do partido, todas as decisões foram tomadas através de voto secreto e nominal. Das 45 pessoas do diretório que tinham direito ao voto, as definições foram tomadas por 26 convencionais que compareceram ao evento. Das três opções de voto – coligação com PMDB, chapa pura e continuidade com o atual governo –, dois foram para a manutenção da atual coligação e 24 optaram pelo PMDB. Oficialmente ainda não há a informação de quem vai na cabeça. A decisão será neste domingo (31) na convenção dos peemedebistas.

Na proporcional, PP deve coligar com outros três partidos. Um deles, o PRB até apresentou um pré-candidato durante a convenção. Segundo o presidente do PP, essa questão deve ser fechada com as convenções dos demais partidos. Seria o PR e o PSC (ambos com até dois nomes cada).

Continuidade no governo

Conforme o presidente, o PP fez algumas conversas com o PT, contudo, o partido apenas teria oferecido a proposta de manutenção da atual coligação. “Nós, por inúmeras vezes, tentamos unir todas as possibilidades de o PT compor conosco numa chapa diferente. A gente sempre bateu na tecla de mudar nomes, pois gostaríamos de ver novas pessoas”, disse ele lembrando que o PP entende o desejo do partido governista buscar a reeleição. Segundo Hippler, o PT também foi convidado a participar da convenção para que pudesse defender a ideia que teria sido apresentada, mas não compareceu.

Questionado sobre a continuidade no governo, o presidente do PP explicou que por uma questão ética o partido vai protocolar na segunda-feira (1°) um ofício deixando o prefeito livre para exonerações de cargos comissionados. Ele justificou que isso não foi feito antes, pois não se sabia ainda quais seriam os rumos. No caso do cargo de vice-prefeito, Hippler disse que não renunciará.

Pré-candidatos a vereador

Anilson Spricigo (PP)
Adilso Sperança (PP)
Paulo Elias Nunes (PP)
Ivonete Gonçalves (PP)
Zonir Rampanelli Junior (PP)
Sidnei Costa (PP)
Laudenir da Rosa (PP)
Kamila Catani (PP)
Elcio Eugênio Etges (PP)
Regiane dos Santos (PP)
Terezinha de Lurdes Nunes (PP)
José de Camargo (PP)
Antonio Fernandes de Melo (PP)
Jademir Meneguetti (PP)
Nadir Pacheco (PRB)