Sem unanimidade, ginásio de esportes se chamará São Francisco Danilo Ranzan

Política
São Lourenço do Oeste | 18/05/2016 | 08:27

Informações e fotos: Angela Maria Curioletti

De autoria do vereador Edilso Paulo Ranzan (PSDB), foi aprovado o projeto que altera o nome do ginásio do bairro São Francisco, em São Lourenço do Oeste. A lei, de 7 maio de 2001, denominou o local como Ginásio de Esportes São Francisco, mas, com a aprovação na noite desta terça-feira (17), ele agora se chamará Ginásio de Esportes São Francisco Danilo Ranzan.

Em defesa ao projeto, o vereador Razan diz que é cultural em São Lourenço do Oeste reconhecer pessoas ilustres e que prestaram serviços relevantes à coletividade e ao próprio território lourenciano. Danilo Ranzan faleceu no dia 11 de abril de 2015. Familiares do homenageado, assim como a esposa, Adelina, prestigiaram a sessão de terça.

Votação

Nem todos os vereadores foram a favor da mudança no nome do ginásio. O presidente do Legislativo, Edu Antônio Borges (PT), não votou. Dos oito vereadores restantes, apenas Valmir Luiz Maboni (PT) foi contrário, tendo como resultado final sete votos favoráveis e um contra.

Maboni desabafou dizendo que talvez seja o único vereador perseguido por conta do projeto. Disse que participou das duas reuniões que moradores do bairro São Francisco fizeram se manifestando contra a mudança no nome do ginásio. Ele apresentou na sessão as atas assinadas das reuniões. O vereador explicou ainda que não é contra uma homenagem ao senhor Danilo Ranzan, mas que ela poderia ser feita de outra forma, denominando uma rua, por exemplo.

O vereador Ranzan, que é sobrinho do homenageado, disse entender que existem outras pessoas que poderiam dar o nome ao ginásio, questionando que outros vereadores não tiveram a inteligência de mudar. Explicou que seu tio dedicou três décadas da sua vida em prol da comunidade e, principalmente, do esporte, contribuindo muito no ginásio.

Troca de farpas

O vereador Ranzan reforçou o que havia falado em sessão passada, explicando que os laços de amizade com o vereador Maboni estão cortados. “Só quem conhece a história de vida dele (Danilo Ranzan) pode falar”, acrescentou.

Maboni, ao fim da votação, acusou o vereador Ranzan de estar legislando em causa própria e que outras medidas poderão ser tomadas.