Serra catarinense tem sensação térmica de -18ºC neste domingo

Geral
Urupema | 20/05/2018 | 15:38

Informações e foto: Diário Catarinense

Quem esperou pela neve, prevista para as regiões mais altas de Santa Catarina neste fim de semana, ficou com a parte mais gelada - e menos glamourosa - do fenômeno. A sensação térmica, que é a forma como sentimos a temperatura do ar, chegou a -18ºC em Urupema, na Serra Catarinense. A medida leva em consideração a temperatura real, que foi de 0,8ºC, e a velocidade do vento - nesse caso, 50 km/h.

"Tivemos condições para a formação de neve ou de chuva congelada, com bastante umidade e baixa temperatura, mas não há registro desses fenômenos", explica a meteorologista da Epagri/Ciram Gilsânia Cruz.

Previsão da semana

A semana começa gelada em boa parte do Estado. O ar frio segue trazendo noites e manhãs geladas no início da semana. A segunda-feira (21) tem sol em todas as áreas com formação de geada no Planalto e áreas de baixada do Oeste e Meio-Oeste. As temperaturas poderão baixar até um pouco mais do que neste domingo. Na Serra, -2ºC a 0ºC. Durante a tarde, pela presença do sol as temperaturas ficam mais agradáveis.