Serra de SC amanheceu com temperatura negativa neste sábado

Geral
Urupema (SC) | 16/11/2019 | 22:06

Informações: Diário Catarinense
Foto: São Joaquim Online

Enquanto o feriado de 15 de novembro teve calor de 30ºC e praias lotadas no Litoral de SC, o frio voltou a dar as caras na serra catarinense em pleno novembro, a pouco mais de um mês do verão — a estação mais quente do ano começa oficialmente em 22 de dezembro. Segundo a Epagri/Ciram, às 6h deste sábado (16) fazia -0,19 no Parque de Exposição de Urupema, a cidade mais fria do Brasil.

"O inverno veio passar o verão em Urupema", brincou Marleno Muniz, assessor de imprensa da prefeitura, que tradicionalmente faz os registros das paisagens geladas. Nas cidades vizinhas não foi diferente. Em Urubici os termômetros chegaram a 0,93 e em São Joaquim e Bom Jardim da Serra a mínima foi de 4ºC.

Mas, segundo o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins, o frio não é anormal para esta época do ano em regiões de grande altitude — as estações meteorológicas de Urubici e Urupema estão a 1.321 e 1.315 metros de altitude, respectivamente. Durante a primavera, que é uma estação de transição entre as estações extremas, é comum ter todas as variáveis de temperatura.

"Não é nenhuma surpresa ter um frio desses nesta época do ano na região. Em São Joaquim, na série histórica de mais de 50 anos, a temperatura máxima para o mês de novembro é de 31ºC, enquanto a mínima é de 1,5ºC", exemplifica.

Segundo Martins, conforme o verão se aproxima, há menos chance das temperaturas negativas aconteceram, mas isso não é descartado. A máxima neste sábado deve chegar a 22ºC em Urupema, 23º em São Joaquim e 25º em Urubici.