Servidores da Acanor discutem sobre o Parlamento Jovem

Política
Galvão | 27/04/2015 | 13:17

Informações e foto: Acanor

As Câmaras Municipais de São Lourenço do Oeste, Jupiá e Galvão aderiram ao Programa Parlamento Jovem estando em sua sexta, quarta e segunda legislatura, respectivamente. Todas elas fazem parte da Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor) e, na semana passada, o programa foi o foco da conversa entre os servidores das Casas.

Éderson Hermann é secretário executivo da Acanor e também o coordenador da Câmara Mirim de São Lourenço do Oeste. Ele diz que a preocupação é a melhora constante dos vereadores mirins e do próprio programa, que tem como objetivo uma campanha socioeducativa na comunidade em que está inserido. Os servidores de Jupiá e de Galvão contaram as suas realidades, principalmente na questão das campanhas nas escolas, que envolve professores e pais.

Em 2014, segundo a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), muitas Câmaras Mirins do Estado acabaram fechando tendo como um dos principais motivos à conotação política. O Programa Parlamento Jovem visa formar jovens lideranças para fazerem a diferença na sociedade e a sigla partidária não pode fazer parte do programa, “por isso o cuidado que a Acanor tem em orientar e capacitar as pessoas que trabalham com ele diretamente”, diz Hermann.

O presidente da Câmara de Galvão, Roberto Bett, também participou do encontro. Para o mês de maio, a Acanor já definiu uma nova capacitação com todos os vereadores mirins eleitos e os candidatos de 2015.