Setembro Amarelo: 400 pessoas cometeram suicídio em Santa Catarina em 2020

Geral
Santa Catarina | 21/09/2020 | 15:19

Informações: ND Mais
Foto: Divulgação

Com a chegada do mês de setembro, um assunto, que ainda é considerado tabu, volta a ter destaque: o suicídio. Os casos atingem todas as idades, gêneros e classes sociais. Por isso falar sobre o assunto é necessário não só para reduzir os casos, mas também para despertar o alerta sobre a importância de falar sobre saúde mental.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, e divulgados pelo ND+, só em 2020 foram 400 pessoas que morreram vítimas de suicídio em Santa Catarina. Entre as vítimas, a maioria se concentra na faixa etária entre 20 e 59 anos e são do sexo masculino.

Outro dado que aponta o aumento no índice são as tentativas, ou seja, aquelas que não terminaram em morte. Em 2020 já são 2.678 casos. Desses, 764 são de jovens entre 20 e 29 anos.

Região

Separadas por regiões, a situação também é preocupante. Em 2020, no Nordeste do Estado, onde fica Joinville, 43 pessoas cometeram suicídio. Com números tão preocupantes, o diálogo é fundamental nesse momento, principalmente para identificar sinais que levam as pessoas a tomarem tal atitude.

O que leva a pessoa a cometer suicídio?

Segundo a psicóloga clínica Alessandra de Sá, são inúmeros os fatores que levam as pessoas a desenvolverem pensamentos suicidas, principalmente se o paciente já tem alguma doença mental pré-existente.

“Aspectos relacionados a perdas recentes, exposição a violência familiar, isolamento social, stress, desespero, bullying, histórico de abuso físico, são alguns dos fatores que muitas vezes contribuem para que os pensamentos suicidas surjam”, explica.

Isolamento e tristeza constante são sinais de alerta

A psicóloga explica que há três sinais básicos que ajudam a identificar se a pessoa está ou não pensando em suicídio: fala, humor e comportamento. “Por exemplo, quando a pessoa diz que se sente um fardo, que está passando por uma dor insuportável, são sinais de que ela está precisando de ajuda. Quando a gente fala em humor, os indícios são tristeza prolongada, perda de interesse, raiva e instabilidade”, conta.

Além disso, a psicóloga reforça que a intensidade desses sentimentos atrapalham a qualidade de vida da pessoa, refletindo no comportamento dela. “Por fim, quando se fala em comportamento é bom ficar atento no aumento no consumo de álcool e outras drogas, abandono de atividades, falta de sono, entre outros. Outro fator que se deve ficar atento é a possíveis ligações ou visitas a conhecidos com tom de despedida”, enfatiza.