Sindicato dos Bancários promove ato público contra abertura de capital da Caixa

Geral
Chapecó | 27/02/2015 | 14:49

Informações e foto: Diário do Iguaçu

Na manhã desta sexta-feira (27), o Sindicato dos Bancários de Chapecó e região realizou um ato público para protestar contra a abertura de capital da Caixa. A mobilização marca o Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa 100% Pública, que reuniu bancários em todo o país.

Durante a manifestação, em frente ao prédio do banco na rua 7 de Setembro e na Agência Chapecó, os bancários reforçaram o importante papel da instituição financeira na viabilização de políticas sociais e no desenvolvimento econômico do país.

A principal preocupação é que o papel social e o caráter estratégico do banco, que hoje tem forte atuação em programas de distribuição de renda e inclusão – como o Minha Casa Minha Vida, de acesso à moradia – sejam comprometidos. O presidente do Sindicato de Chapecó, Sebastião Araujo, destaca que a medida vai contra os interesses do povo. “A luta do movimento sindical é pelo fortalecimento dos bancos públicos. Esse é o primeiro ato do sindicato, mas vão haver mais manifestações enquanto essa proposta existir”, afirma

Caso a abertura de capital da Caixa ocorra, o banco passará a ser controlado também por acionistas, deixando de ter foco nos interesses da sociedade. “O povo precisa de um banco que não seja pautado apenas pela lucratividade, mas pelo papel que tem no desenvolvimento do país”, destaca.