Sindicato dos Trabalhadores Municipais realiza assembleia

Geral
São Lourenço do Oeste | 05/04/2014 | 09:23

Autor e fotos: Marcelo Coan

Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), na noite da última quinta-feira, na Câmara Municipal, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São Lourenço do Oeste (Sitraslo) reuniu mais de 50 trabalhadores para tratar de uma pauta de reivindicação.

Além de responder alguns questionamentos dos associados, o encontro, segundo a presidente do Sitraslo, Nereide Maria Curioletti, serviu para discutir a reposição salarial de 5,91%, que foi concedida no ano passado.

Nereide falou que os funcionários têm muitas dúvidas e, por isso, as assembleias são utilizadas para expor algumas questões. “Às vezes a pergunta de um é a pergunta de dez”.

Entre as reivindicações apontadas, Nereide citou a questão dos motoristas de ambulâncias, por exemplo, e que trabalham no interior. Segunda ela, há a reclamação de que o auxílio alimentação, hoje de R$ 10, está defasado desde o ano de 2010.

Dentro da pauta de reivindicação, Nereide disse que está a busca por um ganho real no salário dos trabalhadores. Segundo ela, nos últimos anos a perda salarial soma 29,91%, contudo, ainda não houve a definição de um percentual a ser pleiteado. “Até agora a gente está trabalhando com o prefeito para que ele dê o que for possível”, disse ela e explicou que entende que o Executivo não tem como fazer uma grande reposição devido a folha. “Se viesse a cada seis meses 1 ou 2% de ganho real já estava bom”, adiantou ela.

Eleição

Sobre a eleição da nova diretoria – realizada em novembro de 2013 e que ficou paralisada devido uma liminar da justiça – Nereide disse que a decisão foi protelada e no próximo dia 13 a diretoria – única apresentada para eleição – será empossada.

Como a liminar foi protelada, a diretoria tomará posse e permanecerá na direção do sindicato até que a justiça sentencie o processo. A gestão será de 14 de dezembro de 2013 até 13 de dezembro de 2017, ou então, até a decisão da justiça.