Sistema da prefeitura de São Domingos é invadido por hacker

Geral
São Domingos | 26/11/2015 | 12:26

Autor: Angela Maria Curioletti
Foto: Reprodução

Recentemente, a mídia nacional divulgou um novo golpe que tomou conta da internet: o sequestro de dados. Os criminosos virtuais estão invadindo computadores e celulares e só liberam os arquivos depois do pagamento de um resgate. Pessoas físicas e jurídicas já foram vítimas do golpe, até mesmo prefeituras no Brasil.

O mais novo ataque foi registrado no município de São Domingos, na região Oeste do Estado de Santa Catarina, no dia 14 de novembro. O prefeito, Alcimar de Oliveira, o Kiko, diz que boa parte dos dados já foi recuperada, mas que o setor de tributação foi o mais afetado e não será possível resgatar todas as informações. O prefeito diz que a maior dificuldade é o contato com o hacker, que só se comunica através de e-mails, com mensagens em inglês. Não há nomes ou qualquer outra identificação.

Para que todas as informações sejam devidamente devolvidas, o hacker pede U$ 3 mil dólares. A prefeitura de São Domingos utiliza o Beta Sistemas.

Processo

A secretária de Administração, Ana Claudia da Luz, diz que o trabalho na tributação está parado devido à invasão no sistema. Por isso, a administração municipal pede paciência de fornecedores e outros clientes até que tudo seja resolvido. “Estamos de mãos amarradas”, diz.

O prefeito Kiko diz que o Executivo entrou em contato com prefeituras de outras cidades que passaram pela mesma situação e que já contratou uma empresa especializada para tentar resolver o problema. Ele espera que a situação esteja normalizada até o fim de semana.