Sitraslo reúne servidores e discute reforma da Previdência

Geral
São Lourenço do Oeste | 25/03/2017 | 10:10

Autor e fotos: Angela Maria Curioletti

O advogado trabalhista e previdenciário Ari Borba Fernandes, que preside a OAB do Extremo-Oeste de Santa Catarina, foi o palestrante desta sexta-feira (24) à noite no evento realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São Lourenço do Oeste (Sitraslo).

Segundo Fernandes, o convite do Sitraslo foi para falar da reforma da Previdência, mas em especial sobre o regime que rege os servidores municipais. O advogado explica que os servidores enviaram perguntas ao Sitraslo antes do evento para que a palestra fosse bem informativa e respondesse realmente as dúvidas de cada um.

Fernandes explica que as pessoas têm muitas dúvidas sobre a reforma da Previdência, não sabem ainda muito sobre o assunto e o que realmente muda caso seja aprovada a Proposta de Emenda Constitucional (PEC).

Entre as grandes mudanças propostas na reforma da Previdência, estão: agricultor terá que contribuir para se aposentar; todos terão que ter idade mínima de 65 anos para se aposentar; aposentadorias especiais terão idade mínima de 55 anos; não haverá acúmulo de benefícios, ou seja, pensionista terá que escolher pensão ou aposentadoria, entre outros. "Tem outras mudanças menos importantes, mas que também afetam muitas pessoas", diz.

A presidente do Sitraslo, Nereide Maria Curioletti, estendeu o convite a todos os servidores públicos por entender a importância do assunto e a grande preocupação das pessoas sobre o assunto.

Maria Fernandes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias na Construção Civil e Mobiliário (Sinticom), e os vereadores Celso Bessegatto, Alexandro Ferrari e Loreci de Oliveira participaram da palestra.